Novo golpe oferece WhatsApp para PC

HOMESegurança

A ESET, empresa de segurança digital, anunciou que seus pesquisadores da América Latina encontraram um novo golpe que tem como alvo usuários brasileiros, usando a popularidade do WhatsApp como isca. Segundo a empresa, um cavalo de tróia, categoria de programas maliciosos que se escondem dentro de aplicações supostamente reais, é infiltrado no computador quando é

A ESET, empresa de segurança digital, anunciou que seus pesquisadores da América Latina encontraram um novo golpe que tem como alvo usuários brasileiros, usando a popularidade do WhatsApp como isca.

usuário smartphone

Segundo a empresa, um cavalo de tróia, categoria de programas maliciosos que se escondem dentro de aplicações supostamente reais, é infiltrado no computador quando é feita a instalação do suposto.

O vetor do golpe são mensagens por e-mail. A vítima recebe uma mensagem em sua caixa de entrada, anunciando que agora é possível baixar gratuitamente o software para seu computador com Windows, o que seria uma novidade, já que o app é exclusivo para smartphones (iPhone, BlackBerry, Android e Windows Phone).

Ao instalar o executável no seu computador, com o sugestivo nome “Whatsapp.exe”, o código malicioso é executado e o computador infectado. De acordo com a ESET, trata-se do vírus Win32/TrojanDownloader.Banload que também descarrega o Win32/Spy.Banker.AALL, capaz de roubar informações pessoais, principalmente dados bancários.

Os pesquisadores dizem que centenas de pessoas já estariam infectadas com o vírus. A ESET alerta para o fato de que os golpistas usam ofertas como isca. Se for boa demais, pouco usual ou duvidosa, a pessoas precisa pesquisar antes de clicar.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor