Operadoras francesas atingem 3 milhões de usuários de 4G

4GMobilidade

As três maiores operadoras de celular da França já conquistaram mais de 1 milhão de clientes cada uma para seus serviços de Internet móvel de quarta geração (4G), apesar de a expectativa ser de que o esperado aumento de margens não se materialize devido à guerra de preços. A tomada do 4G pela Europa, atrasada

Susana Marvão com Rui Damião-01

As três maiores operadoras de celular da França já conquistaram mais de 1 milhão de clientes cada uma para seus serviços de Internet móvel de quarta geração (4G), apesar de a expectativa ser de que o esperado aumento de margens não se materialize devido à guerra de preços.

Cel4g

A tomada do 4G pela Europa, atrasada em relação a Estados Unidos e Ásia, começou no ano passado, impulsionada pela alta demanda por dados e lançamentos em grandes mercados como Alemanha, Inglaterra e França.

Na França, Orange, Vivendi SFR, e Bouygues Telecom disseram nesta quinta-feira que atingiram a marca de 1 milhão de clientes – uma meta que cada operadora havia determinado para o ano quando iniciaram a corrida para construir suas novas redes no início de 2013.

A nova concorrente Iliad não informou o número de clientes 4G. A empresa abalou o mercado em dezembro quando anunciou que disponibilizaria o 4G sem custos adicionais para os clientes de seus planos de 19,99 euros (65 reais) mensais. “O ambiente competitivo permanece com dificultados, com comportamentos éticos dos competidores”, escreveu Frederic Boulan, analista na Nomura, numa nota.

A Orange esperava que a mudança para 4G ajuda-se a aumentar a média de lucro por usuário para dez euros (cerca de 33 reais)  por mês mas, recentemente, os executivos disseram que cinco euros (16 reais) seria o mais provável. As quatro operadoras francesas ainda estão no processo de criar redes 4G com a operadora Bouygues a estar mais à frente e a Iliad mais atrás.

No dia um de janeiro, a Bouygues ativou mais de 5500 antenas mobile capazes de desempenhar tráfego 4G. A Orange ativou 4244 antenas, a SFR 1294 e a Iliad apenas 824, de acordo com a ANFR, reguladora de espectro francês.

Na Grã-Bretanha, a maior operadora móvel, a EE, anunciou que tinha atraído dois milhões de clientes 4G, aumentando média de uso de dados através da sua rede em 70 por cento no último ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor