Quase todos os caixas eletrônicos do planeta usam Windows XP

HOMEOpen-SourceSegurançaSoftware

A NCR, a maior fornecedora de ATMs nos Estados Unidos, alertou que cerca de 95% dos caixas eletrõnicos em operação no mundo ainda utilizam o sistema operacional lançado em 2001. A maior parte dos aparelhos utiliza a versão normal do XP, a mais vulnerável por modificações no código. Uma pequena parcela usa o Windows XP

A NCR, a maior fornecedora de ATMs nos Estados Unidos, alertou que cerca de 95% dos caixas eletrõnicos em operação no mundo ainda utilizam o sistema operacional lançado em 2001.

windows-atm-cash-machine

A maior parte dos aparelhos utiliza a versão normal do XP, a mais vulnerável por modificações no código. Uma pequena parcela usa o Windows XP Embedded, com código muito mais enxuto e fechado, com suporte garantido até 2016.

O XP será substituído gradualmente pelo Windows 7, muito mais robusto e seguro que o sistema de mais de uma década. O problema é a demora na implementação e os custos envolvidos. Muitos dos caixas eletrônicos em operação ao redor do globo são antigos, sem os requisitos mínimos de hardware para rodar o Win7.

Além da troca completa do hardware, os bancos precisarão capacitar sua força de trabalho para lidar com a mudança. O investimento na instalação e suporte técnico do novo sistema são considerados muito altos pelas instituições financeiras.

Uma forma de mitigar temporariamente o problema seria a contratação de contratos de suporte especializados para sistemas legado, opção oferecida pela Microsoft que será contratada pelo gigante JPMorgan. Ainda assim, isso aumentaria a sobrevida do WinXP em, no máximo, dois anos.

A vulnerabilidade do ancião XP já foi provada na Europa, onde caixas eletrônicos foram facilmente controlados após a instalação de um exploit em diversos ATMs.

No Brasil, que é um dos líderes no desenvolvimento de ATMs, o Linux é utilizado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Itaú e Bradesco ainda operam com Windows XP, mas com o processo de renovação de suas máquinas, já foi iniciada a transição gradual do sistema antigo para Win7.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor