Serviços de TIC no Brasil crescem 7% em doze meses

HOMENegócios

A Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)apontou que os serviços de informação e comunicação em novembro do ano passado, tiveram alta de 7%, taxa menor que a de outubro, na comparação com o mesmo mês de 2012 (7,9%). Os serviços de telecomunicações e tecnologia da informação tiveram aumento de

A Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)apontou que os serviços de informação e comunicação em novembro do ano passado, tiveram alta de 7%, taxa menor que a de outubro, na comparação com o mesmo mês de 2012 (7,9%).

serviço tecnologia

Os serviços de telecomunicações e tecnologia da informação tiveram aumento de receita de 5,6%, e os serviços audiovisuais, de edição e agência de notícias subiram 15,1%.

O setor de serviços como um todo teve um crescimento nominal de 8,6% em novembro passado, em relação a igual período de 2012, inferior às taxas observadas em outubro (8,8%) e setembro (9,7%).

O segmento serviços profissionais, administrativos e complementares subiu 7,8%, reflexo da expansão dos serviços administrativos complementares, que abrangem mão de obra intensiva, com alta de 9,3%.

Segundo a pesquisa, as maiores taxas de crescimento foram observadas no Distrito Federal (19,7%), Santa Catarina (14,5%), Paraíba (13,9%) e Mato Grosso (13,8%). Já as menores taxas foram apresentadas por Sergipe (1,1%), Acre e Amapá (ambas com 1,4%), Mato Grosso do Sul (4,5%), Rio Grande do Norte (4,6%) e Espírito Santo (4,7%). São Paulo teve 9% de crescimento no período.

No segmento serviços de informação e comunicação, o Distrito Federal destacou-se com a maior taxa de crescimento (17,7%), seguido de Santa Catarina (15,5%) e do Rio de Janeiro (10,0%). As menores taxas positivas foram no Espírito Santo (0,3%), Ceará (2,5%) e Pernambuco (3,8%).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor