Telebras fará novo cabo entre Brasil e Europa

e-MarketingHOME

Uma joint-venture formada pela Telebras construirá um novo cabo submarino ligando o Brasil à Europa, com investimento previsto de US$ 185 milhões. O empreendimento, chamado de JVCo, será participações acionárias no de 35% da Telebras, 20% de fundos de investimentos e 45% da IslaLink Submarine Cables. A construção do cabo é considerada estratégica pelo governo

Uma joint-venture formada pela Telebras construirá um novo cabo submarino ligando o Brasil à Europa, com investimento previsto de US$ 185 milhões.

cabo submarino

O empreendimento, chamado de JVCo, será participações acionárias no de 35% da Telebras, 20% de fundos de investimentos e 45% da IslaLink Submarine Cables.

A construção do cabo é considerada estratégica pelo governo do País. A nova infraestrutura de comunicações aumentará a segurança das transmissões entre Brasil e Europa, pois o cabo existente é usado quase que exclusivamente para comunicação de voz. O restante de todo o tráfego passa atualmente pelos EUA.

Existem cinco cabos submarinos ligando o Brasil e o exterior, sendo que quatro deles vão para os Estados Unidos e apenas um para a Europa. A previsão é de que o cabo entre em operação em 18 meses.

O cabo submarino é um cabo óptico especial, que recebe proteção mecânica adicional, própria para instalação sob a água. Normalmente dispõe de alma de aço e de um isolamento e proteção mecânica especial, feita para evitar desgaste de contato com o leito oceânico e resistir a ataques de peixes de grande porte, como tubarões.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor