Transformação digital é a chave do sucesso para as empresas

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De acordo com o estudo feito pela Capgemini em parceria com o MIT, o sucesso das empresas para este ano, passa por uma transformação digital. Os dados apresentados revelam que esta transformação trará novas oportunidades de negócio para as empresas. As novas tecnologias digitais oferecem oportunidade para os negócios. Mas a sua adoção de forma correta

De acordo com o estudo feito pela Capgemini em parceria com o MIT, o sucesso das empresas para este ano, passa por uma transformação digital. Os dados apresentados revelam que esta transformação trará novas oportunidades de negócio para as empresas.

Cloud ServicesAs novas tecnologias digitais oferecem oportunidade para os negócios. Mas a sua adoção de forma correta não é processo simples. A constatação é d

O estudo “Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative” foi realizado pela Capgemini em parceria com o MIT Sloan Management Review, em 106 países e, incluiu com companhias de diversos segmentos. O Brasil foi um dos países a participar neste estudo.

Os inquiridos responderam a perguntas relacionadas com o nível de transformação digital de suas empresas. Os níveis de transformação forma divididos em quatro categorizadas: Digirati (maduras na adoção de tecnologia e na gestão), fashionistas (adoção sem gestão efetiva), conservadoras (adoção tardia com gestão eficaz) e iniciantes (não possuem tecnologia ou capacidade de seu gerenciamento).

De acordo com os dados divulgados, 78 por cento dos entrevistados acreditam que a transformação digital será essencial para suas organizações nos próximos dois anos, sendo que 81 por cento consideram que esta transformação trará vantagens competitivas para suas empresas. Em contrapartida, 63 por cento afirmaram que o ritmo dessa transformação é muito lento nas suas instituições.

Didier Bonnet, vice-presidente sênior e líder de global da Capgemini Consulting, comentou os resultados do estudo dizendo que “A situação mostra claramente que a liderança das empresas precisa agir. Os altos executivos têm um papel essencial para que a transformação digital aconteça, uma vez que apenas eles estão em posição de superar algumas das maiores barreiras, como o desenvolvimento e comunicação de uma visão e o direcionamento da mudança por meio de locais funcionais”.

O relatório destaca ainda algumas empresas que estão a caminhar nesta transformação digital. A Starbucks decidiu criar o cargo de vice-presidente de empreendimentos digitais, e para afirmar a importância deste cargo na companhia, passou a disponibilizar Wi-Fi gratuito nas lojas Starbucks, juntamente com um link de acesso a uma página digital com uma variedade de opções de mídias digitais.

A Starbucks incluiu ainda o pagamento móvel nas suas lojas e processa 3 milhões de pagamentos nessa modalidade por semana. Desta forma, os clientes podem fazer os seus pedidos a partir dos seus celulares.

David Kiron, editor executivo do programa Big Ideas do MIT Sloan Management Review, diz que “A transformação digital precisa vir da alta administração”. A solução pode passar pela aquisição de executivos, que se dediquem a impulsionar as atividades que contribuam para o progresso das metas de transformação das suas companhias.

O estudo da parceria Capgemini/MIT revela ainda quatro barreiras para a transformação digital das empresas.

A primeira está relacionada com o envolvimento da organização. As prioridades voltadas à concorrência e a falta de competências digitais são os principais desafios para a execução desta mudança; A segunda barreira passa pela falha dos altos executivos não compartilharam sua visão de transformação digital com seus funcionários; A argumentação das empresas a favor da mudança digital é outra das barreiras. Cerca de metade das organizações criam negócios para justificar investimentos digitais; e, por fim, a implementação de estruturas de governança adequadas. Quarenta por cento dos entrevistados afirmam que não possuíam práticas de governança formais para lidar com a transformação digital.


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