VMWare virtualiza data center da Lorenge

CloudHOMENegóciosVirtualização

A Lorenge, empresa de construção civil no Espírito Santo, decidiu adotar as soluções de virtualização da VMware em seu data center, para aumentar a produtividade operacional e mobilidade da operação. O projeto desenvolveu a virtualização total do data center e da maioria dos desktops da companhia, e foi implementado pelo parceiro local Brasp Informática. Com

A Lorenge, empresa de construção civil no Espírito Santo, decidiu adotar as soluções de virtualização da VMware em seu data center, para aumentar a produtividade operacional e mobilidade da operação.

lorenge

O projeto desenvolveu a virtualização total do data center e da maioria dos desktops da companhia, e foi implementado pelo parceiro local Brasp Informática. Com a mudança, a Lorenge conseguiu alta disponibilidade, eficiência energética e economia na manutenção de equipamentos e software. O valor da implantação não foi divulgado.

Foram utilizadas as soluções vSphere Enterprise Plus e VMware View. 150 máquinas virtuais, tanto servidores quanto desktops, ficam alocadas em cinco servidores físicos Dell, rodando em sistemas operacionais Linux e Microsoft.

Felipe Lorenzon, gerente de TI da construtora, afirma que antes contava com sete servidores tradicionais instalados no CPD, que desempenhavam tarefas de forma desorganizada. A sobrecarga das máquinas prejudicava o desempenho das aplicações. “É uma facilidade muito grande. Até quanto estamos fora do país entramos no desktop virtual da empresa para acessar qualquer aplicação”, explica Lorenzon.

O trabalho remoto em várias obras da construtora pediu a instalação do VMware View, que possibilitou o acesso às aplicações, inclusive a visualização de projetos em sistema AutoCAD. Com isso, a adoção do BYOD foi viabilizada. O ambiente virtual também hospeda as soluções profissionais do Google e de PABX.

Com faturamento anual da ordem de R$ 304 milhões e 1,6 mil colaboradores, a Lorenge constrói edifícios residenciais, comerciais e hoteleiros, além de shopping centers.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor