Análise de Big Data pode ajudar indústria do esporte [com vídeo]

Big DataData StorageFornecedores de SoftwareHOMENegóciosProjetos

O SAP Forum 2014 também serviu de vitrine para um novo tipo de produto que tem potencial para revolucionar a forma como o esporte, como negócio e experiência de entretenimento, é desenvolvido. A SAP demonstrou um conjunto integrado de soluções que utiliza big data como ferramenta estratégica. Com a análise de um fluxo maciço de

Especial SAP Brasil TOPO-08O SAP Forum 2014 também serviu de vitrine para um novo tipo de produto que tem potencial para revolucionar a forma como o esporte, como negócio e experiência de entretenimento, é desenvolvido.

Daniel Duarte e Gustavo Amorim (SAP Brasil)1

A SAP demonstrou um conjunto integrado de soluções que utiliza big data como ferramenta estratégica. Com a análise de um fluxo maciço de informações, os clubes podem gerenciar melhor estádios, prever demandas dos torcedores e até oferecer novas modalidades de serviços, como a reserva antecipada e pré-pagamento de produtos à venda nos estádios.

Estatísticas dos jogos e do desempenho de cada jogador podem ser visualizadas por meio de um aplicativo, customizado por cada time.

A tecnologia já é utilizada com sucesso pelo Hoffenheim, time da Liga Alemã de Futebol.

Os técnicos das equipes podem utilizar telemetria digital para monitorar o desempenho dos atletas, com visualização em tempo real do comportamento dos jogadores em campo, durante os treinos. Em vez dos dados brutos, a ferramenta da SAP disponibiliza um sistema intuitivo de visualização, semelhante a um videogame, mas carregado de informações alimentadas por sensores colocados no corpo dos jogadores e na bola.

Se preferir, o técnico pode acompanhar o fluxo de informações via Google Glass, sem precisar desviar sua atenção do campo.
A mesma inteligência de análise de dados pode ser utilizada para avaliar a performance em campo dos adversários, identificando pontos fortes e fracos que podem ser explorados.

Além do futebol, a solução da SAP é usada em várias outras modalidades esportivas, como na NBA (basquete) e NFL (futebol americano).

Daniel Duarte, executivo-chefe de inovação do SAP Labs, falou com exclusividade à B!t Brasil sobre o impacto positivo dessa tecnologia no esporte.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor