Banda larga vai chegar a mais de 60 por cento das cidades brasileiras

e-MarketingEmpresasNegócios

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, falou sobre o desenvolvimento de banda larga no país. Até junho deste ano, 30 por cento dos municípios brasileiros terão de contar com serviços de voz e dados em uma área de até 30 quilômetros de sua sede. Martinhão disse ainda que até ao fim de

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, falou sobre o desenvolvimento de banda larga no país. Até junho deste ano, 30 por cento dos municípios brasileiros terão de contar com serviços de voz e dados em uma área de até 30 quilômetros de sua sede.

banda_largaBrasil

Martinhão disse ainda que até ao fim de 2014, esse percentual terá de abranger os 60 por cento de todas as cidades. “Isso deve ser acompanhado e o ministério vai promover ações para que essa meta seja cumprida de maneira adequada”.

O compromisso foi assumido pelas operadoras de telecomunicações que venceram os leilões das faixas de frequência de 2,5 GHz e 450 MHz, realizados em 2012 pela Agência Nacional de Telecomunicações.

O representante do governo brasileiro anunciou ainda que a faixa de 700 MHz deverá ser destinada para a ampliação da cobertura de 4G. Por agora, a faixa é ocupada por emissoras de TV aberta, mas vai ficar livre quando o sinal analógico de TV for desligado.

Quando a faixa estiver livre vai ser leiloada e, as operadores que a adquirirem terão a obrigação de ampliar a cobertura de internet em grandes centros, mas também em zonas periféricas e áreas remotas. O edital de licitação deverá ainda prever metas de ampliação da rede de fibra óptica no país, especialmente nas zonas mais carentes de infraestrutura (Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

De acordo com dados apresentados pelo secretário, existem 125 milhões de usuários com acesso à banda larga móvel e fixa. Em 2010 existiam apenas cerca de 36 milhões de usuários. Pode-se desta forma registrar um crescimento de 249 por cento no número de acessos.

Outro fato importante é o crescimento do serviço de banda larga 3G. O serviço de terceira geração já chega a 3476 municípios brasileiros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor