Dez anos depois, Facebook é indispensável para as empresas

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Criado a 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o “The Facebook”, assim se chamava na altura, faz hoje dez anos. Atualmente a maior rede social do mundo, o Facebook é uma peça importante para qualquer empresa. O Facebook emergiu como uma forma popular para as pessoas

Criado a 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o “The Facebook”, assim se chamava na altura, faz hoje dez anos. Atualmente a maior rede social do mundo, o Facebook é uma peça importante para qualquer empresa.

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O Facebook emergiu como uma forma popular para as pessoas comunicarem entre si e também as empresas perceberam que precisam da rede social para chegar a essas mesmas pessoas, com as suas estratégias de marketing a passar também pelo Facebook. É uma forma popular para os negócios, sejam eles pequenos ou grandes, de publicitar produtos e captar novos clientes.

As páginas no Facebook oferecem uma forma de criar um perfil na rede social para os negócios e empresas e de interagir com seus clientes. As páginas permitem chegar aos clientes e estudos realizados provam que os “fãs” de uma determinada página visitam essa mesma página mais vezes, gastando, também, mais dinheiro em suas visitas. Além disso, esses mesmos “fãs”, ou clientes, aumentam a notoriedade do negócio no Facebook, influenciando, muitas vezes, seus amigos a comprar nessas mesmas lojas.

Tendo começado como uma forma de juntar estudantes das várias Universidades, o Facebook evoluiu de tal forma que tem, agora, cerca de 728 milhões de usuários, a nível mundial, diariamente. Cerca de dez por cento da população mundial entra na rede social diariamente. Para as empresas, claro, é, talvez, a melhor forma de chegar a um grande número de pessoas e potenciais clientes que, de outra forma, seria difícil.

Nos últimos dez anos, o Facebook introduziu novas funcionalidades que permitem aos negócios estar mais perto de seus clientes, tanto atuais como potenciais. Os “Deals”, a publicidade e as “Sponsored Stories” são exemplos disso.

Os “Deals” permitem às empresas oferecerem descontos e promoções especiais aos usuários que tenham um “Like” na página do negócio. Um estudo interno do Facebook mostrou que os Facebook Deals aumentaram a publicidade word-of-mouth das empresas.

A publicidade online tem-se estabelecido durante a primeira década do século XXI como uma das mais efetivas e baratas forma de aumentar a notoriedade do negócio. Publicitar no Facebook é particularmente efetiva, uma vez que permite às empresas e negócios publicitar para um determinado target, com determinados gostos e que estará mais disposto a comprar os produtos.

As “Sponsored Stories”, por sua vez, é uma maneira de pagar para que a publicidade apareça no news feed dos usuários; ao contrário dos anúncios, que aparecem no sidebar da página, as Sponsored Stories aparecem no stream do usuário, juntamente com outras notícias dos seus amigos. O Facebook torna fácil de gerir o budget da campanha e escolher o target e as regiões onde atuar. Depois da campanha estar ativa, é possível monitorizar a efetividade das campanhas com análises avançadas de forma a fazer ajustamentos e updates, se necessário.

Existem muitas dicas e conselhos de como fazer um pequeno negócio prosperar no Facebook. Existem, também, muitos pequenos negócios que funcionam em exclusivo na rede social.

O Digital Advertising, com uma especial incidência no Facebook e nas redes sociais, estão cada vez mais na ordem do dia. Durante o eShow 2013, um evento realizado em Portugal, em Outubro, este foi, inclusive, um tema debatido. Pedro Monteiro, Brand and Sponsorship Manager da Ford Company Portugal, deu o exemplo de uma campanha da empresa em Portugal, suportada pela televisão e online e que, graças ao Facebook, a marca recebeu mais de 300 marcações de test drive, onde 84 foram convertidas em compras efetivas. Para Pedro Monteiro, o “digital permite trabalhar a marca e fazer o tracing, ver a influência que tem no cliente”. Durante o mesmo evento, direcionado para o consumo online, todos os oradores presentes, representantes de grandes marcas, concordaram que a publicidade digital é importante para as empresas, onde o Facebook tem um papel fulcral.

São dez anos da maior rede social do mundo que se tornou importante para os usuários comuns e para as empresas. As novas funcionalidades já existentes e as que estão certamente para sair tornam o Facebook num importante veículo para qualquer empresa e negócio.


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