Dispositivo IBM permite alcançar maiores velocidades na Net

Business IntelligenceData Storagee-Marketing

A IBM comunicou hoje a criação de um dispositivo que tornará possível atingir velocidade de Internet entre os 200 e os 400 Gb/s (Gigabits por segundo). A empresa tem estado empenhada em criar um conversor analógico-digital (ADC) extremamente rápido e de reduzidos custos energéticos que suportará o aumento do tráfego e do volume de informação.

A IBM comunicou hoje a criação de um dispositivo que tornará possível atingir velocidade de Internet entre os 200 e os 400 Gb/s (Gigabits por segundo).

internet-speed

A empresa tem estado empenhada em criar um conversor analógico-digital (ADC) extremamente rápido e de reduzidos custos energéticos que suportará o aumento do tráfego e do volume de informação.

Este aparelho foi apresentado no decorrer dessa semana na International Solid-State Circuits Conference, nos Estados Unidos.

A uma velocidade quatro vezes maior à que a tecnologia hoje existente permite, o ADC poderá ser utilizado para aprimorar a distribuição de dados entre clouds e data centers. Com uma rapidez como esta, torna-se possível efetuar o download de uma peça cinematográfica de alta-qualidade ou de 40 mil ficheiros áudio em alguns segundos apenas.

Apesar de ser ainda um protótipo, uma primeira versão do projeto foi já licenciado para a Semtec Corp., empresa líder em semicondutores analógicos e de sinal misto, que já está recorrendo à tecnologia para criar sistemas avançados de comunicação que têm lançamento previsto para este ano.

Este sistema será ainda utilizado para potenciar o maior telescópio do mundo, Square Kilometre Array, ainda em fase de desenvolvimento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor