Espanhola bq divulga especificações de aparelho Ubuntu

MobilidadeNegóciosOpen-SourceSoftware

Se protótipo atual for mantido, o dispositivo da empresa espanhola terá tela de 4,5 polegadas e processador ARM quad-core, entre outras características. Agora que sabemos que a bq, empresa espanhola que faz tablets, smartphones e e-readers, será uma das duas companhias que apostarão em aparelhos com sistema operacional Ubuntu, resta saber como serão as especificações

Especial BR

Se protótipo atual for mantido, o dispositivo da empresa espanhola terá tela de 4,5 polegadas e processador ARM quad-core, entre outras características.

ubuntu bq

Agora que sabemos que a bq, empresa espanhola que faz tablets, smartphones e e-readers, será uma das duas companhias que apostarão em aparelhos com sistema operacional Ubuntu, resta saber como serão as especificações desses dispositivos.

Se tudo seguir como previsto, o smartphone conta com tela LCD de 4,5 polegadas e será baseado em um modesto Cortex-A7 de arquitetura ARM, fabricado pela MediaTek, que além de chips de baixo custo, também faz chips de alta performance, como o recém-anunciado processador de 64 bits.

Com 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno expansíveis via microSD, espera-se que o aparelho seja vendido por 180 euros. Sem suporte a LTE (4G), a primeira leva de aparelhos será compatível apenas com o padrão 3G.

O Ubuntu foi o primeiro sistema baseado em Linux com foco no usuário final que teve sucesso maciço. Com interface similar à do Windows, ele foi pensado para ser utilizado por quem nunca teve contato com o sistema operacional de código aberto. Essa similaridade com Windows sempre foi duramente criticada pela elite Linux, mas a receptividade do público fez o sucesso do sistema.

A ideia da Canonical, empresa responsável pelo sistema, é estender essa acessibilidade de uso à smartphones de baixo custo, para popularizar o uso de dispositivos inteligentes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor