Falha no Java deixa computadores expostos a hackers

Segurança

Um novo vírus nos sistemas operacionais Linux, MAC OS e Windows, foi identificado e deve chamar a atenção de seus usuários para possíveis invasões em seus computadores. Segundo os especialista da Kaspersky Lab, esta falha no Java possibilita aos criminosos usar remotamente o computador para acessar e atacar outros sites e servidores online. A falha CVE-2013-2465 permite

Um novo vírus nos sistemas operacionais Linux, MAC OS e Windows, foi identificado e deve chamar a atenção de seus usuários para possíveis invasões em seus computadores.

segurança

Segundo os especialista da Kaspersky Lab, esta falha no Java possibilita aos criminosos usar remotamente o computador para acessar e atacar outros sites e servidores online.

A falha CVE-2013-2465 permite ao hacker adicionar um malware que é copiado no diretório do usuário e executado no sistema operacional. Depois de instalado, o vírus aparece com o nome “jsuid.dat” e possibilita o acesso completo ao computador.

Este tipo de ataques são frequentemente utilizados para avançar contra grandes empresas e governos. Exemplos disso, foram os ataques realizados ao site do Petrobras e da Receita Federal em junho de 2011, com a técnica conhecida como ataque distribuído de negação (DDoS).

Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Labs no Brasil, explicou que “As pragas digitais feitas por cibercriminosos mais experientes são programadas para passar desapercebidas no computador infectado da vítima”.

Para evitar problemas com o Java o especialista explicou  como deve de atualizar o Java.

“Em 2012 registramos que 50% de todas tentativas de infecção feitas pela internet exploravam alguma falha do Java para infectar os internautas, isso se passa porque muita gente não o atualiza. Para usuários que não precisam do Java para nada recomendamos que o desinstale. Basta que o usuário tenha um bom programa anti-vírus e mantenha o Java sempre atualizado”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor