Inpe e Universidade do Porto desenvolvem aplicação

EmpresasHOMENegóciosSoftware

Em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de Portugal, o Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) iniciou o desenvolvimento de um framework voltado à área de modelos de objetos adaptativos (AOM, sigla em inglês), denominado Esfinge AOM. O AOM é um modelo

Em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de Portugal, o Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) iniciou o desenvolvimento de um framework voltado à área de modelos de objetos adaptativos (AOM, sigla em inglês), denominado Esfinge AOM.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O AOM é um modelo de programação empregado em situações em que há necessidade de modificações constantes em sistemas. Essas alterações são feitas por meio de incorporação de componentes adequados à própria arquitetura do software.

O Esfinge AOM é um framework open-source, ou seja, de código aberto. “Esse framework traz um impacto positivo na flexibilidade provida pelas aplicações, o que reduziria a quantidade de manutenções necessárias para a adaptação a novos requisitos”, informa o pesquisador Eduardo Guerra.

De dezembro a janeiro, Guerra se reuniu com a equipe da Universidade do Porto para elaborar um modelo arquitetural para frameworks que suportam AOMs híbridos; realizar uma análise que demonstre a partir de qual modelo é possível ter componentes que funcionam independentes da composição do modelo da aplicação; entre outras atividades.

A pesquisa desenvolvida poderá ser aplicada a diversos softwares de interesse do Inpe. Um exemplo seria no programa de Clima Espacial, em que muitas vezes as informações vêm de sensores de fabricantes diferentes, que produzem diferentes tipos de dados. Um outro projeto em que a pesquisa pode ser empregada seria na criação de Observatórios Virtuais, que consomem informações de diversas fontes de dados heterogêneas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor