Lenovo reforça presença no mercado de servidores no Brasil

Data StorageEmpresasNegóciosStorage

A subsidiária brasileira da Lenovo, gigante da tecnologia de origem chinesa, anunciou o lançamento de novos servidores que trazem incorporadas soluções de storage da EMC. O anúncio foi feito na fábrica da empresa localizada na cidade de Itu, cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Na oportunidade, Dan Stone, ex-presidente da Lenovo Brasil, recentemente promovido

A subsidiária brasileira da Lenovo, gigante da tecnologia de origem chinesa, anunciou o lançamento de novos servidores que trazem incorporadas soluções de storage da EMC.

O anúncio foi feito na fábrica da empresa localizada na cidade de Itu, cerca de 100 quilômetros da capital paulista.

Na oportunidade, Dan Stone, ex-presidente da Lenovo Brasil, recentemente promovido a líder das operações da chinesa em toda a América Latina, falou sobre a importância das parcerias e aquisições para o crescimento da companhia, como a compra da CCE.

Após o anúncio oficial do lançamento das novas máquinas da linha profissional ThinkServer e ThinkStation, que são direcionadas de pequenas empresas à grandes corporações, a B!T Brasil visitou as instalações da Lenovo. Por questão de confidencialidade, não pudemos gravar ou fotografar as instalações, sendo apenas o fotógrafo oficial da empresa autorizado a documentar a visita.

A fábrica, que ocupa mais de 52 mil metros quadrados de área construída, reúne também o centro de distribuição para todo o território nacional e o centro de reparos, um dos orgulhos da empresa.

02

Além de contar com uma rede de assistência técnicas que servem a todos os municípios do Brasil, a Lenovo provê auxílio técnico a domicílio como parte dos serviços de garantia que oferece. Caso o equipamento não seja reparável no local, a empresa providencia o envio por correio. Ao chegar ao centro de reparos, o aparelho fica em média dois dias no processo de manutenção, sendo despachado em seguida para o cliente. Atualmente, o centro está preparado para cuidar de 14 mil aparelhos por mês, com capacidade de absorção de até 45 mil mensais.

03

Nas linhas de produção são montadas diversas máquinas das linhas de computadores, all-in-ones e notebooks IdeaPad e ThinkPad. Hoje, 100 mil unidades deixam a linha de produção, mas a fábrica pode chegar a 200 mil unidades, dependendo da demanda.

01

80% dos componentes são importados, e os 20% componentes restantes, de alto valor agregado, como memórias, placas-mãe e HDs, são fabricados no Brasil. A fábrica da Digiboard, parte do Grupo CEE, fabrica os componentes nacionalizados em suas instalações de Manaus.

A fábrica de Itu recebe as peças, que vêm de diferentes fornecedores, e faz a integração até a embalagem e envio para as lojas. Os componentes são organizados em kits e na linha de montagem, funcionários especializados vão juntando os componentes em ordem até o teste final, que certifica o equipamento para envio para o centro de distribuição.

O centro de distribuição de todos os produtos também fica nas instalações da Lenovo em Itu. Anteriormente, a produção da unidade fabril de Manaus – que além das placas dos computadores também fabrica televisores, smartphones e tablets vendidos sob a marca CCE – era distribuída por Belém, no Pará. Com a centralização das operações, além do ganho de escala, a Lenovo ganhou agilidade na distribuição.

A força de trabalho da unidade de Itu, que hoje representa cerca de 700 funcionários, é formada por moradores locais e de cidades próximas, como Sorocaba e Campinas. Além de absorver parte da força de trabalho de uma unidade desativada da Flextronics, a Lenovo também tem convênio com o Senai para capacitação de novos trabalhadores.

Além da fabricação em massa, a unidade de Itu também é preparada para absorver demandas customizadas de grandes clientes, como o setor corporativo e público. Quando a demanda é menor, a linha de produção pode ser rapidamente convertida para criar estoque das linhas de produtos que chegam às lojas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor