Lucro da Lenovo cresce 30% puxado por dispositivos móveis

HOMEMobilidadeNegóciosSmartphones

A chinesa Lenovo anunciou que obteve aumento de 30% no lucro líquido no terceiro trimestre do ano fiscal de 2013-2014, que terminou em 31 de dezembro. A cifra cresceu U$ 65 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior, em que foram registrados US$ 200 milhões. A receita global da empresa, na mesma base

A chinesa Lenovo anunciou que obteve aumento de 30% no lucro líquido no terceiro trimestre do ano fiscal de 2013-2014, que terminou em 31 de dezembro. A cifra cresceu U$ 65 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior, em que foram registrados US$ 200 milhões.

Smartphone Lenovo

A receita global da empresa, na mesma base de comparação, aumentou para US$ 10,8 bilhões, 15% mais que os US$ 9,3 bilhões registrados um ano antes.

A chinesa conseguiu tal êxito graças à popularidade de seus aparelhos móveis na região da Ásia, onde o número de smartphones que chegaram à lojas cresceu 47% e os de tablets, impressionantes 326%, totalizando 3,4 milhões de equipamentos vendidos.

O negócio de notebooks e desktops, mesmo em retração para todos os fabricantes, registrou market share de 18,8% e 18%, respectivamente.

Na divisão da receita por região, a China respondeu por 37% do faturamento total da companhia no período, somando US$ 4,04 bilhões, praticamente o mesmo em relação ao ano passado. A região das Américas arrecadou 21% da receita da fabricante, totalizando US$ 2,3 bilhões, alta de 36% na mesma comparação. Já a região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA) foi responsável por 27% do faturamento (US$ 2,9 bilhões) e crescimento de 25%, enquanto a Ásia-Pacífico representou 15%, totalizando US$ 1,6 bilhão e expansão de 22%.

A importância crescente do negócio de smartphones é um dos principais motivos da aquisição da Motorola, que foi arrematada recentemente pela Lenovo. A força da marca no ocidente é estratégica, pois com um nome conhecido e os acordos já firmados com as principais operadoras, a chinesa conseguirá penetração de mercado muito mais rápida.

Além dos preços acessíveis na China, os aparelhos da Lenovo conquistaram mercado graças à qualidade de construção e resistência, características consideradas indispensáveis pelo mercado asiático.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor