Nokia entrará no segmento Android com três smartphones

MobilidadeNegóciosSistema Operacional

A Nokia decidiu rodar em três novos dispositivos o sistema Android conjugado com serviços da Microsoft, como o OneDrive e o Skype. Rumores apontavam que a Samsung iria apostar na Tizen para a segunda geração dos seus smartwatches, e a informação se confirmou. Outra suposição confirmada é que a Nokia, surpreendentemente, vai lançar uma linha

Especial BR

A Nokia decidiu rodar em três novos dispositivos o sistema Android conjugado com serviços da Microsoft, como o OneDrive e o Skype.

nokia x

Rumores apontavam que a Samsung iria apostar na Tizen para a segunda geração dos seus smartwatches, e a informação se confirmou. Outra suposição confirmada é que a Nokia, surpreendentemente, vai lançar uma linha de aparelhos com Android.

Foram anunciados os Nokia X, X+ XL, todos eles com especial interesse nos mercados emergentes, com preços anunciados na Europa de, respectivamente, 89, 99 e 109 euros.

Embora os novos Nokias da família X usem o sistema operacional da Google, foi criada uma versão totalmente personalizada, com interface derivada do Windows Phone. Como dito no anúncio, oa novos smartphones “executam aplicações do Android, serviços da Microsoft e experiências da Nokia”.

A empresa se referiu ao serviço de armazenamento cloud OneDrive, ao VoIP Skype, ao serviço de mapas HERE e ao Nokia MixRadio, de streaming de música.

Os três aparelhos integram um chip dual-core Qualcomm Snapdragon, são compatíveis com dois chips e suportam a aplicação de mensagens instantâneas BBM.

Os que mais se parecem entre si são o Nokia X e o Nokia X+, de cor verde e vermelho brilhante, ciano, amarelo, branco e preto, com tela de quatro polegadas e câmera principal de 3 megapixels, Ambos medem 10,4 milímetros de espessura e pesam 128,7 gramas.

O X+ caracteriza-se pela vocação para conteúdos multimídia, com maior memória RAM (768 MB em relação a 512 MB do X). O armazenamento interno dos aparelhos é o mesmo: 4 GB, expansíveis por cartão de memória a 32 GB.

O Nokia XL, topo da linha X,  tem tela de cinco polegadas e câmera de cinco megapixels, com espessura de 10,9 milímetros e peso de 190 gramas. A quantidade de RAM também é a mesma do X+ (768 MB). A diferença é a câmera frontal de 2 megapixels, que pode ser usada para fotos e videochamadas via Skype.

Apesar de rodarem Android, os aparelhos não trazem instalados os serviços Google, como Gmail, Maps e Drive, nem a loja Google Play.

A Nokia aproveitou e mostrou sua linha de aparelhos supereconômicos, como o Asha 230, a 45 euros na Europa, e o Nokia 220, com acesso à Internet, por 29 euros.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor