PwC diz que as empresas não estão preparadas para o eSocial

EmpresasNegócios

Uma pesquisa da PwC, com o objetivo de entender como as empresas estão se preparando para lidar com as obrigações do eSocial, revela que, no fim de 2013, a maioria das companhias ainda aguardava a publicação de um cronograma oficial definitivo. Depois do Ato Declaratório Executivo SUFIS nº05 – ato que revela quais são as obrigações das

Uma pesquisa da PwC, com o objetivo de entender como as empresas estão se preparando para lidar com as obrigações do eSocial, revela que, no fim de 2013, a maioria das companhias ainda aguardava a publicação de um cronograma oficial definitivo.

cezanne-hr_t

Depois do Ato Declaratório Executivo SUFIS nº05 – ato que revela quais são as obrigações das empresas em relação ao eSocial – ter entrado em vigor em julho de 2013, menos da metade das companhias havia montado uma estrutura dedicada ao projeto de adequação seis meses antes do prazo previsto para o início da ferramenta.

Nessas empresas estavam incluídas as que participaram do grupo piloto criado pela Receita Federal para testar e discutir os layouts e procedimentos relacionados à ferramenta.

O eSocial pretende simplificar o envio das informações aos órgãos governamentais e também facilitar a fiscalização das obrigações trabalhistas das empresas brasileiras.

João Lins, sócio da PwC Brasil, explica que “É preciso garantir a qualidade do que será fornecido e manter cem por cento da operação em conformidade com a nova regulação”.

Os resultados da pesquisa mostram que mudanças culturais e de processos internos são as maiores dificuldades para a adequação (32,6 por cento). Em relação aos processos internos, 20,7 por cento as empresas inquiridas preveem dificuldades. Quanto a ganhos e benefícios, 39,6 por cento acreditam que o eSocial permitirá uma melhor capacidade de cumprir a legislação em vigor.

O estudo da PwC foi realizado com 48 empresas de grande porte de diferentes setores da economia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor