Samsung mostra novos chips da família Exynos

MobilidadeNegócios

Diferente do ano anterior, quando fez o anúncio de seu novo chip ao mesmo tempo que apresentou a última geração de seu aparelho topo de linha, a Samsung deixou para depois o anúncio dos novos Exynos, talvez para não ofuscar o Galaxy S5. Mas a Samsung não deixou de aproveitar a MWC 2014 para mostrar

Especial BRDiferente do ano anterior, quando fez o anúncio de seu novo chip ao mesmo tempo que apresentou a última geração de seu aparelho topo de linha, a Samsung deixou para depois o anúncio dos novos Exynos, talvez para não ofuscar o Galaxy S5.

SamsungMas a Samsung não deixou de aproveitar a MWC 2014 para mostrar os seus novos Exynos 5422 e 5260.

O Exynos 5422 contém duas unidades de processamento distintas, com quatro núcleos cada. Um lado do chip tem um Cortex A15 de 2,15GHz, e o outro um Cortex A7 , de 1,5GHz, com menor consumo. As unidades se alternam de acordo com o nível de exigência dos programas, conservando bateria sem abrir mão da potência.

Até aí, nenhuma novidade, pois outros fabricantes já oferecem soluções análogas. A diferença, segundo a Samsung, é a  tecnologia Heterogeneous Multi Processing (HMP), que permite usar ambos os grupos simultaneamente, conjugando os oito núcleos. A GPU Mali T628 é compartilhada entre os núcleos lógicos.

O Exynos 5260 é mais modesto: são dois núcleos Cortex A15 a 1,7GHz e quatro núcleos Cortex A7 a 1,3GHz, com a mesma tecnologia de computação heterogênea.

O Exynos 5422 permite ver e gravar vídeo com resolução 4K a 30fps, enquanto que o Exynos 5260 permite vídeos a 1080p a 60fps. Ainda não foi revelado quando os primeiros aparelhos com os chips chegarão ao mercado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor