SAP apresenta soluções para gestão de serviços

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A estratégia da indústria de inovação da SAP combina inovações de solução para entregar valor de negócio para as áreas funcionais, inovações tecnológicas para entregar o valor da TI para a empresa, e as inovações de entrega para ajudar as empresas a serem melhores que as suas concorrentes. Tendo em conta este paradigma, durante o

Especial SAP Brasil TOPO-08A estratégia da indústria de inovação da SAP combina inovações de solução para entregar valor de negócio para as áreas funcionais, inovações tecnológicas para entregar o valor da TI para a empresa, e as inovações de entrega para ajudar as empresas a serem melhores que as suas concorrentes.

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Tendo em conta este paradigma, durante o SAP Forum, a empresa resolveu falar algumas soluções para a área de serviços. A apresentação de Renato Moreira Prado começou por falar da questão do preço de relacionamento.

Preços de relacionamento é um meio de perceber qual o foco do cliente, em relação às suas estratégias de preços. Desta forma é mais fácil perceber o que é que os bancos estão criando para conseguir preços altamente atraentes e rentáveis, para que os clientes consigam ofertas mais competitivas e consigam ganhar quota de mercado.

O que é que os clientes querem? Os clientes querem perceber se a sua relação com seus bancos é financeiramente vantajoso e se assim for, eles vão ser mais abertos para uma venda cruzada de serviços bancários adicionais.

A relação de preços permite aos bancos oferecer produtos e serviços que compensam as taxas em vários produtos e serviços através de uma família.

Os clientes querem produtos bem alinhados às suas necessidades, sem que com isso deixem de ser excelentes serviços.

E por outro lado, o que é que os bancos querem? Os bancos querem aumentar o número de produtos por domicílio, aumentar a fidelização de clientes e maximizar suas receitas, de forma a obter clientes satisfeitos.

Para conseguir alcançar estes objetivos, os bancos têm de se centrar no cliente, sem nunca esquecer os preços de relacionamento.

É necessário analisar o valor do cliente em todas as linhas de negócios e no processo; alavancar uma visão holística de seu relacionamento com o cliente para influenciar os preços e decisões; entender o comportamento do consumidor e da demanda e ir recompensando a fidelidade do cliente, com incentivos de preços, pontos de consumo e descontos por linha de silos de negócios.

A SAP BRIM é uma solução multi indústria que serve as indústrias de serviços entre os quais: telecomunicações (móvel e fixa, internet), mídia, transporte, serviços financeiros, postal e logística e serviços profissionais e alta tecnologia.

Esta solução é relevante para quando o preço é baseado no serviço, com existem grandes volumes e quando as telas são flexíveis e intuitivas.

A SAP apresentou ainda outra solução: a SAP Billing & Revenue Innovation Management. Esta é uma plataforma inovadora para a gestão de receita de serviços. Graças a esta ferramenta é possível consultar várias informações sobre o serviço, como por exemplo, a tarifação, os pagamentos e o relacionamento comercial.


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