Trend Micro avisa que Brasil é alvo do maior ataque do mundo

Segurança

A Trend Micro alerta para um grande ataque dirigido ao Brasil. Há cerca de três semanas, a campanha intitulada Houdini tem sequestrado computadores e roubado dados sigilosos e importantes. Os ataques foram identificados pela equipe de pesquisadores da Trend Micro no Brasil, em colaboração com os laboratórios da Trend Micro de outros países. Leonardo Bonomi,

A Trend Micro alerta para um grande ataque dirigido ao Brasil. Há cerca de três semanas, a campanha intitulada Houdini tem sequestrado computadores e roubado dados sigilosos e importantes.

it_photo_108781

Os ataques foram identificados pela equipe de pesquisadores da Trend Micro no Brasil, em colaboração com os laboratórios da Trend Micro de outros países.

Leonardo Bonomi, diretor de Serviços e Suporte da Trend Micro, explica que “O ataque ao País, nesse momento, é o maior do mundo. O Brasil conta com 425 computadores sequestrados – número que deve crescer ainda – e o principal foco é a indústria de energia. Estamos investigando para saber de que países estão vindo essa APT, mas já sabemos que muitos estão vindo do continente Africano”.

De acordo com relatório da empresa, apenas o Brasil e a Índia estão sob ataque do Houdini.

“É importante reforçar que esse ataque está diretamente ligado ao ataque que sofremos em dezembro de 2013, uma vez que ambas usam o malware VBS_DUNIHI como um de seus componentes e que rapidamente se alastrou pela América Latina com o objetivo de executar comandos nas máquinas sequestradas e roubar dados”.

O VBS_DUNIHI é um malware que chega como um arquivo anexado a mensagens de e-mail de spam. Normalmente é criptografado, o que pode ser um obstáculo durante a análise.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor