Vodafone Foundation coloca estação rádiobase numa mochila

MobilidadeNegócios

Instant Network Mini será usada para estabelecer rapidamente comunicações em áreas de desastres naturais. A Vodafone Foundation, o braço beneficente da empresa de telecomunicações britânica, desenvolveu uma estação rádiobase incrivelmente compacta, que cabe numa mochila. A Instant Network Mini, que pesa 11 quilos e pode ser implementada em apenas dez minutos, foi concebida para ajudar

Especial BR

Instant Network Mini será usada para estabelecer rapidamente comunicações em áreas de desastres naturais.

vodafone backpack

A Vodafone Foundation, o braço beneficente da empresa de telecomunicações britânica, desenvolveu uma estação rádiobase incrivelmente compacta, que cabe numa mochila.

A Instant Network Mini, que pesa 11 quilos e pode ser implementada em apenas dez minutos, foi concebida para ajudar trabalhadores e pessoal de apoio a operar em áreas atingidas por desastres naturais. Foi criada pela Vodafone Spain em parceria com a Huawei e com a organização humanitária Telecoms Sans Frontières.

O uplink com a rede é feito por satélite, e o equipamento é capaz de estabelecer uma pequena rede celular com alcance de 100 metros, com capacidade de cinco chamadas de voz e milhares de mensagens de texto simultaneamente.

O equipamento completo pode ser acondicionado em uma mochila resistente, que se enquadra nas normas de transporte de bagagens de mão impostas pelas companhias aéreas. Segundo a Vodafone Foundation, o funcionamento simplificado permite que pessoal não especializado opere a solução de comunicação.

A Fundação já dispõe de uma solução parecida, mas o equipamento precisa ser transportado em várias partes, por pesar cerca de 100 quilos. A solução anterior dispõe de uma antena dobrável, um computador blindado contra intempéries e um gerador portátil. A vantagem é que com esse tipo de equipamento é possível estabelecer uma rede com 5 quilômetros de raio.

Essa modalidade de redes instantâneas tem sido utilizada no Sudão do Sul, norte do Quênia e na República Democrática do Congo. Recentemente, as redes têm sido mobilizadas para ajudar as vítimas do Tufão Haiyan, que devastou as Filipinas no final de 2013.

Usando essas redes móveis, a Vodafone Foundation possibilitou o envio de 1,4 milhões de mensagens de texto e a realização de 443,288 chamadas em 29 dias.

“A Instant Network da Vodafone Foundation permitiu que milhares de pessoas se ligassem aos seus entes queridos”, disse Andrew Dunnet, diretor da Vodafone Foundation. “ A Instant Network Mini da Vodafone Foundation é simples e rápida de ativar e será particularmente valiosa para ações humanitárias em áreas desprovidas de meios de comunicação”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor