Facebook inaugura data center baseado em novo conceito

CloudEscritórioHOME

Novo data center, instalado na Suécia, é o primeiro construído na filosofia de RDDC, ou Rapid Deployment Data Center, que facilita a instalação de centros de computação focados em altíssima eficiência, tanto construtiva quanto energética. A ideia é construir o data center de forma modular, como blocos de Lego, a partir de pedaços pré-prontos, que

Novo data center, instalado na Suécia, é o primeiro construído na filosofia de RDDC, ou Rapid Deployment Data Center, que facilita a instalação de centros de computação focados em altíssima eficiência, tanto construtiva quanto energética.

servidor facebook

A ideia é construir o data center de forma modular, como blocos de Lego, a partir de pedaços pré-prontos, que são encaixados e formam a estrutura. Assim, em vez de construir um prédio e depois colocar os equipamentos dentro, tudo é feito em uma fábrica e colocado em um terreno vazio, sendo necessária apenas a ligação do data center com os serviços básicos de infraestrutura, como energia.

Isso transforma o centro de dados em um produto manufaturado, facilmente expansível. O objetivo é conseguir o dobro da velocidade de instalação, com a vantagem de realocação rápido fora mais alguns outros benefícios, como gasto menor de material e até melhor mobilidade.

O design independe da região onde será implementado, e até mesmo a necessidade de mão de obra local especializada é diminuída, sendo necessários apenas empreiteiros locais, sem conhecimento prévio na construção de data centers.

A padronização também se aplica aos equipamentos, que não possuem detalhes plásticos ou chapas metálicas sem uso estrutural. Assim, além de mais baratos, os servidores são refrigerados com menos energia, pois o fluxo de ar ajuda na dissipação térmica.

Caso a iniciativa RDDC se prove eficiente a médio prazo, o design será compartilhado como um padrão aberto, que poderá ser usado por qualquer empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor