Gemalto registra alta em lucros e receitas

HOMEMobilidadeNegóciosSegurança

A Gemalto, que oferece soluções de segurança digital por SIMcards, reportou alta nas receitas e no lucro referentes ao ano de 2013. De acordo com o balanço financeiro divulgado, as receitas, impulsionadas pelo bom desempenho na região das Américas e da Ásia, totalizaram 2,39 bilhões de euros ao final de dezembro, alta de 6,4% em

A Gemalto, que oferece soluções de segurança digital por SIMcards, reportou alta nas receitas e no lucro referentes ao ano de 2013. De acordo com o balanço financeiro divulgado, as receitas, impulsionadas pelo bom desempenho na região das Américas e da Ásia, totalizaram 2,39 bilhões de euros ao final de dezembro, alta de 6,4% em relação aos 2,24 bilhões um ano antes.

gemalto cartão

Se não fosse a variação cambial em relação ao Euro das moedas de vários países onde a Gemalto atua, o crescimento teria sido 4 pontos percentuais maior. O maior impacto em termos absolutos se deu no Dólar dos EUA, no Ien (Japão) e no Real brasileiro.

O setor de mobilidade, que inclui comunicações móveis e o segmento de machine-to-machine (M2M) respondeu por 54% das receitas totais, ou 1,29 bilhão de euros. O setor cresceu 5% em 2013 e respondeu por 28% do crescimento total das receitas da Gemalto. Já o setor de pagamentos e identidade, que inclui transações seguras e outras aplicações de segurança e somou 1,07 bilhão, ganhou destaque por seu crescimento: gerou 66% do crescimento da receita total.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 14%, fechando dezembro em 434,8 milhões de euros. A margem EBITDA, por sua vez, aumentou 1,2 ponto percentual, pata 18,2%. O lucro operacional referente a 2013 ficou em 347,4 milhões de euros (13,4% maior que no ano anterior) e o lucro líquido, em 315,5 milhões (alta de 20,6%).

A expectativa da Gemalto é de que 2014 experimente ainda um crescimento de dois dígitos tanto em receitas quanto em lucro. A empresa propôs ainda o pagamento de dividendos de 0,38 euro por ação em 2014 com base nos resultados no ano passado, valor 12% maior que os dividendos pagos pelos resultados de 2012.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor