Kremlin é atingido por ciberataque de larga escala

CyberwarHOMESegurança

Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes nesta sexta-feira e tiraram do ar a página na Internet do banco central, informou o serviço de imprensa do Kremlin. “Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)”, disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em

Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes nesta sexta-feira e tiraram do ar a página na Internet do banco central, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

moscow-kremlin-45

“Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)”, disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em segurança estavam tentando evitar novas invasões.

Ela não disse quem o governo acredita estar por trás do ataque cibernético. Por enquanto, nenhum grupo hacker ativista reivindicou a autoria dos ataques.

O site do banco central, www.cbr.ru, caiu do mesmo modo, depois de ondas sucessivas de ataques de negação de serviço (DDoS).

Acredita-se que os ataques estejam relacionados com uma declaração do presidente russo Vladimir Putin, que afirmou que seu país tem o direito de invadir a Ucrânia.

Recentemente, a Rússia foi acusada de promover ataques consecutivos contra a infraestrutura tecnológica da Ucrânia, derrubando sites e interferindo nas comunicações. O governo de Putin negou os ataques, mas a comunidade hacker se movimentou.

O braço ucraniano do Anonymous atacou sites de mídia russos, mas no momento, nega a autoria dos ataques ao governo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor