Microsoft pode estar planejando Windows 8.1 grátis

HOMESoftware

Com dificuldades para emplacar o serviço de buscas Bing, que tem como rival o gigante Google, a Microsoft pode adotar uma estratégia agressiva, incorporando o sistema de buscas à uma versão grátis do Windows 8.1. Segundo relatou o The Verge, a Microsoft tem no forno uma versão gratuita do Windows 8.1 chamada “Windows 8.1 with Bing”. Esse

Com dificuldades para emplacar o serviço de buscas Bing, que tem como rival o gigante Google, a Microsoft pode adotar uma estratégia agressiva, incorporando o sistema de buscas à uma versão grátis do Windows 8.1.

windows-8

Segundo relatou o The Verge, a Microsoft tem no forno uma versão gratuita do Windows 8.1 chamada “Windows 8.1 with Bing”.

Esse Windows gratuito teria foco exclusivo no usuário final, no segmento de máquinas de entrada. O objetivo do sistema seria estimular o uso dos serviços da Microsoft.

Além do Bing como buscador embutido, o sistema deve trazer o Internet Explorer, o serviço de armazenamento na nuvem OneDrive, Office 365, Outlook e Skype.

Caso seja concretizada, a iniciativa da Microsoft mira diretamente no Google, que além de ofertar gratuitamente praticamente todos os serviços listados de forma gratuita (no Brasil, o Hangouts não faz chamadas para telefones fixos, comuns no exterior), também oferece o Chrome OS de graça.

O Chrome OS é um sistema operacional que tem foco no funcionamento online e integra totalmente os serviços do Google. Atualmente, o sistema pode ser encontrado nos Chromebooks, que nos EUA custam a partir de US$ 250.

Estima-se que o Windows with Bing, muito mais enxuto que o irmão maior, rode em máquinas modestas e até tenha uma versão específica para processadores com arquitetura ARM. Assim, pelo menos em teoria, seria possível vender máquinas com Windows pelo mesmo preço dos Chromebooks.

Em um primeiro momento, é possível que o Windows grátis seja oferecido exclusivamente para fabricantes, no regime OEM, e que dependa de instruções específicas para rodar em determinados processadores, barrando a instalação em máquinas antigas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor