Minas Gerais adota sistema integrado da Totvs

HOMENegóciosSoftware

O governo estadual de Minas Gerais contratou a Totvs Consulting para viabilizar a criação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que servirá de forma integrada 36 entidades e órgãos públicos. O CSC ficará alocado na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e entra em operação no começo do segundo semestre. O local

O governo estadual de Minas Gerais contratou a Totvs Consulting para viabilizar a criação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que servirá de forma integrada 36 entidades e órgãos públicos.

centro administrativo minas gerais

O CSC ficará alocado na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e entra em operação no começo do segundo semestre. O local concentra cerca de 16 mil funcionários em diversos prédios.

O objetivo do governo mineiro é economizar R$ 16 milhões por ano. Passarão a ser realizados no CSC processos como execução de despesas, gestão de compras, de patrimônio e de viagens a serviço. Com a centralização, não existirá a sobreposição de diferentes programas ou processos. No momento, a Totvs Consulting trabalha na fase de desenho dos modelos processuais.

“O CSC ganhou notoriedade no meio corporativo, mas atende também às necessidades do poder público, que vive um momento importante no país, em que é desafiado a aprimorar o atendimento à população e reduzir custos”, declarou o diretor da Prática de CSC da Totvs Consulting, Charles Hagler.

O projeto começou em abril de 2013, quando foi feito um acompanhamento de sete meses para diagnosticar todas as atividades que poderiam ser compartilhadas entre as áreas.

Antes de iniciar o projeto em Minas Gerais, uma equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão realizou visitas de benchmarking internacionais em CSC dos Governos de Portugal, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Minas é o primeiro cliente CSC da Totvs Consulting no setor público, possivelmente um dos primeiros governos a adotarem a prática no país. A empresa já implentou mais de vinte CSCs para a iniciativa privada no Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor