NTT Data digitalizará biblioteca de manuscritos do Vaticano

HOMENegócios

A NTT Data, grupo japonês de TI, foi selecionada para o projeto de arquivamento digital dos manuscritos da Biblioteca Apostólica do Vaticano, que em um primeiro momento processará 6 mil manuscritos, com o objetivo final de arquivar digitalmente todos os manuscritos preservados na biblioteca, totalizando 82 mil espécimes e 41 milhões de páginas. O histórico

A NTT Data, grupo japonês de TI, foi selecionada para o projeto de arquivamento digital dos manuscritos da Biblioteca Apostólica do Vaticano, que em um primeiro momento processará 6 mil manuscritos, com o objetivo final de arquivar digitalmente todos os manuscritos preservados na biblioteca, totalizando 82 mil espécimes e 41 milhões de páginas.

manuscrito vaticano

O histórico da NTT pesou na escolha da Biblioteca Apostólica do Vaticano. A empresa realizou um trabalho bem sucedido para a Biblioteca Nacional da Dieta do Japão, e nas suas competências e recursos tecnológicos, incluindo o seu serviço de arquivamento digital, o AMLAD.

O contrato inicial entre a Biblioteca Apostólica do Vaticano e a NTT Data, no valor de 18 milhões de euros (US$ 22,6 milhões), abrangerá aproximadamente 3 mil documentos num período de quatro anos.

A NTT vai assimilar e otimizar os sistemas da Biblioteca Apostólica do Vaticano, aplicando uma metodologia como modelo para outros projetos envolvendo a preservação duradoura de imagens reproduzidas digitalmente.

Os processos e materiais utilizados hoje serão aprimorados, como o arquivamento digital de manuscritos e tratamento de dados de alta definição, apoiados por medidas especiais de arquivamento e conservação a longo prazo.

“Estamos encantados por fazer parte desta iniciativa histórica liderada pela Biblioteca Apostólica do Vaticano para preservar tesouros valiosos da humanidade”, disse Toshio Iwamoto, presidente e diretor executivo da NTT Data. “Por meio deste projeto, esperamos contribuir para a arte, para a academia e para os negócios usando as suas competências em TI a um nível global”.

Também serão implementados gestão de metadados para aumentar a eficiência na pesquisa, algoritmos de pesquisa otimizados e uma interface de pesquisa de fácil utilização.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor