Receitas com SaaS chegam a US$ 20 bilhões

HOMENegócios

O relatório Global 100 Software Leaders, divulgado pela PwC, aponta que a necessidade de atuação em diferentes segmentos tem feito as empresas líderes do mercado a adotar soluções flexíveis e de fácil administração. Daí o crescimento acelerado do mercado de SaaS (software como serviço). Se antes o paradigma em TI era manter um mainframe próprio

O relatório Global 100 Software Leaders, divulgado pela PwC, aponta que a necessidade de atuação em diferentes segmentos tem feito as empresas líderes do mercado a adotar soluções flexíveis e de fácil administração. Daí o crescimento acelerado do mercado de SaaS (software como serviço).

Cloud Gadgets

Se antes o paradigma em TI era manter um mainframe próprio e até mesmo desenvolver internamente as soluções implementadas nas companhias, agora o mercado tem exigido um maior nível de especialização e rapidez na implementação das soluções.

O relatório da PwC apontou que a receita das empresas com SaaS cresceu cerca de 60%, para US$ 20 bilhões no ano. A Salesforce, pioneira na oferta de software no modelo SaaS, continua a subir no ranking e é agora ocupa a 13ª posição. O Google, também em crescimento, subiu seis posições, passando de 58° lugar para 52º. Várias empresas típicas da área de hardware aparecem pela primeira vez na lista, como Dell (64º lugar) e NCR(59º).

“Estamos vendo novos competidores no ranking do Global 100 Software Leaders”, diz Mark McCaffrey, responsável pela área de software global da PwC. “Como produtos de todos os tipos estão se generalizando, as empresas agora procuram olhar para o valor do software.” Na opinião dele, como as fronteiras entre software, hardware e serviços estão se tornando menos claras, os mercados de tecnologia vivenciam um período um pouco caótico.

“A turbulência vai confundir e talvez sobrecarregar algumas empresas confortavelmente acomodados em seus mercados tradicionais e que não estão dispostas a mudar. Mas aquelas que forem rápidas, flexíveis e inteligentes na hora de escolher a sua fatia de mercado e o modelo de negócios adequado manterão o fluxo de receitas e obterão lucros que nunca imaginaram”, diz o relatório.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor