Windows tem maior perda de usuários em duas décadas

NegóciosSoftware

Pela primeira vez em 20 anos a Microsoft viu seu sistema operacional ter a participação no mercado global menor que 90%. O Windows continua a ser o sistema operacional mais utilizado no mundo, porém a Microsoft já pode começar a se preocupar com a participação da Apple e Linux nesse mercado. Em levantamento realizado pelas

Pela primeira vez em 20 anos a Microsoft viu seu sistema operacional ter a participação no mercado global menor que 90%.

winkey-620

O Windows continua a ser o sistema operacional mais utilizado no mundo, porém a Microsoft já pode começar a se preocupar com a participação da Apple e Linux nesse mercado. Em levantamento realizado pelas duas principais empresas de pesquisa deste ramo, a NetMarketShare e a StatCounter, o sistema da Microsoft aparece nos relatórios, respectivamente, com 89,96% e 89,22% do mercado mundial.

Desde o lançamento do Windows 98 a Microsoft assumiu este mercado e sempre contou com uma proporção de 9 em cada 10 computadores usando o seus sistemas operacionais. Mas o cenário começa a mudar com a rejeição ao Windows 8 e 8.1 pelos usuários de computadores sem tela sensível ao toque, já que o sistema não é tão amigável ao uso do teclado e mouse.

Mesmo com uma previsão de uma nova versão do Windows 8 mais adequada aos computadores sem touchscreen, a participação no mercado pode cair ainda mais com o fim do suporte ao Windows XP, previsto para abril deste ano pela empresa.

Já com o mercado brasileiro a Microsoft não tem com o que se preocupar, já que o Windows continua a ser o sistema operacional mais utilizado, com 90,74% de participação segundo a NetMarketShare. Em contra partida, o Mac OS tem 7,66% da fatia do mercado, e o Linux tem apenas 1,59%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor