Apple adquire empresa de reconhecimento de voz

HOMEMobilidadeNegócios

A britânica Novauris, especializada em software de reconhecimento avançado de voz, foi escolhida pela Apple para reforçar seus produtos, em especial a assistente digital Siri, presente no iPhone e no iPad. Fundada em 2002, a Novauris começou desenvolvendo sistemas de reconhecimento automático de voz para dispositivos móveis e serviços digitais. A empresa é detentora de

A britânica Novauris, especializada em software de reconhecimento avançado de voz, foi escolhida pela Apple para reforçar seus produtos, em especial a assistente digital Siri, presente no iPhone e no iPad.

siri

Fundada em 2002, a Novauris começou desenvolvendo sistemas de reconhecimento automático de voz para dispositivos móveis e serviços digitais. A empresa é detentora de diversas patentes fundamentais para o funcionamento rápido e contextual do reconhecimento natural de voz.

Com a Nouvaris, a Apple pode deixar a dependência da tecnologia da Nuance, outra empresa do ramo que tem resistido às investidas de compra de Cupertino.

A compra, com valor não declarado, foi concretizada no final do ano passado, mas não foi divulgada até então.

O grande trunfo da Novauris é a variedade de idiomas. Até o português, tanto o falado em Portugal quanto no Brasil, faz parte das soluções desenvolvidas pela empresa. O software da Nouvaris é tão avançado que funciona até para escrever documentos completos apenas por voz.

A compra foi confirmada pela Apple ao TechCrunch. A empresa comentou que aquisições são feitas regularmente, e não definiu quando a nova tecnologia será incorporada a seus produtos.

Nessa semana, a Microsoft apresentou Cortana, sua resposta à Siri. Com capacidade operacional mais avançada, Cortana é uma aposta para aumentar a popularidade do Windows Phone.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor