Batalha entre Apple e Google chega aos games

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As duas empresas, que mantém suas próprias lojas de aplicativos, estão lutando para conquistar a atenção dos criadores de jogos para a área de mobilidade. O objetivo é fazer com que os games sejam exclusivos de suas plataformas, pelo menos por alguns meses. Em troca, oferecem lugares de destaque na App Store e no Google

As duas empresas, que mantém suas próprias lojas de aplicativos, estão lutando para conquistar a atenção dos criadores de jogos para a área de mobilidade. O objetivo é fazer com que os games sejam exclusivos de suas plataformas, pelo menos por alguns meses. Em troca, oferecem lugares de destaque na App Store e no Google Play.

Plants-vs-Zombies-2

Este é mais um passo que mostra a determinação da Apple em combater a hegemonia do Android do Google. Vale lembrar que a empresa fundada por Steve Jobs tornou-se automaticamente líder de mercado com a introdução do iPhone em 2007, mas nos últimos anos perdeu essa liderança devido às vendas crescentes de smartphones com sistema operacional Android por parte de outros fabricantes (com a Samsung a liderar o movimento). Agora, a batalha que opõe Apple e Google pelo domínio do mercado mobile estende-se à lucrativa área de jogos.

A Apple tem conseguido atrair a maioria das novas aplicações primeiro. Segundo os desenvolvedores de jogos, isto deve-se, em grande parte, à facilidade de programação para o iOS. Contudo, o iOS está presente em menos dispositivos, já que o Android tem uma maior fatia de mercado, embora sua presença esteja muito fragmentada, pois o sistema roda em uma ampla gama de smartphones.

Assim, como aponta o Wall Street Journal, hoje assiste-se a uma espécie de cortejo por parte das duas empresas aos programadores, com o intuito de garantir que os títulos mais aguardados sejam lançados em primeira mão nos seus dispositivos, prometendo-lhes, em troca, um lugar de destaque nas lojas de aplicações e listas de seleção. E é neste campo que a Apple tem se destacado.

Por exemplo, a empresa de Cupertino fechou um acordo com a Electronic Arts para promover o jogo ‘Plants vs Zombies 2’ em um local prioritário da sua App Store. Foi acordado um período de exclusividade de dois meses, quando só depois o o título chegou ao Google Play.

Um acordo semelhante foi alcançado com a ZeptoLab para promover a saga ‘Cut the Rope’, que chegou à loja da Apple primeiro e apenas foi disponibilizada na Google Play três meses depois.


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