Google Play segue na liderança de download de apps

HOMEMobilidadeSistema OperacionalSoftware

A loja de aplicativos do Android foi apontada como a que mais movimenta aplicativos por um estudo realizado pela consultoria App Annie. Mesmo com o dobro de downloads de apps que a App Store da Apple, o Google Play fatura muito menos que a concorrente. Enquanto a loja do Google domina o mercado em número

A loja de aplicativos do Android foi apontada como a que mais movimenta aplicativos por um estudo realizado pela consultoria App Annie. Mesmo com o dobro de downloads de apps que a App Store da Apple, o Google Play fatura muito menos que a concorrente.

android apps

Enquanto a loja do Google domina o mercado em número de downloads, tendo 45% a mais do que a da Apple, neste último trimestre, (aumentando, ainda, em 10 pontos percentuais a diferença de 35% em relação ao trimestre anterior), o iOS ainda gera 85% mais renda do que o Android. Embora este número tenha diminuído 25 pontos percentuais, dos 110% do ano passado, o iOS ainda se mostra um sistema mais interessante para se desenvolver, ao menos em termos de renda bruta.

É interessante notar que o perfil do usuário de Android é bem distinto do usuário de iOS. Nos aparelhos da Apple, o usuário é muito mais inclinado a pagar por aplicativos que no Android. Essa diferença, em parte, pode ser explicada pela enorme gama de aparelhos de baixo custo com Android embarcado.

Como as lojas de aplicativos exigem, pelo menos no Brasil, um cartão de crédito para a compra de apps, uma boa fatia de público é desencorajada ou até mesmo impedida de comprar por falta de um cartão.

Essa situação é particularmente vista no Brasil, segundo país que mais faz downloads de aplicativos, atrás apenas dos EUA. Com uma taxa de bancarização ainda incipiente na classe C, a venda de apps é prejudicada.

A principal alternativa para os desenvolvedores no Google Play é depender da renda proveniente de anúncios, que também são gerenciados pelo Google.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor