FNDE adota BYOD com tecnologia AirTight

ProjetosRedesSetor Público

A AirTight, empresa global de segurança wireless, foi escolhida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implementar uma rede wireless de alto desempenho, projetada no modelo BYOD (que significa “Traga seu Próprio Dispositivo”). A instalação da rede, que comporta até 4,5 mil acessos simultâneos provenientes de tablets, notebooks ou smartphones externos à rede,

A AirTight, empresa global de segurança wireless, foi escolhida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implementar uma rede wireless de alto desempenho, projetada no modelo BYOD (que significa “Traga seu Próprio Dispositivo”).

byod3

A instalação da rede, que comporta até 4,5 mil acessos simultâneos provenientes de tablets, notebooks ou smartphones externos à rede, foi de responsabilidade da integradora brasileira NorthWare Tecnologia.

Localizado em Brasília, o prédio do FNDE recebe constantemente parlamentares, prefeitos e gestores públicos da área de educação dos estados e municípios que buscam informações de bancos de dados e formulários interativos, relacionados ao fomento da educação, como programas estratégicos do governo, tais como a distribuição de livros didáticos, subsídios ao transporte escolar, remuneração de professores, reforma e manutenção de escolas e incentivo ao estudo técnico.

A rede é usada também para oferecer conexão à web aos participantes de eventos – seminários e apresentações técnicas – que ocorrem no FNDE como parte de suas atividades de relacionamento com a comunidade. A estrutura também está apta a suportar a aplicação de VoIP (Voz sobre IP) no ambiente wireless, permitindo ligações sem tarifas entre celulares.Para garantir esse acesso sem colocar em risco o ambiente de TI, a NorthWare recomendou ao FNDE a instalação de 122 pontos de acesso da AirTight, que são gerenciados por duas controladoras SpectraGuard Enterprise da mesma fabricante.

Com esta tecnologia, o FNDE consegue incluir os dispositivos visitantes em um esquema de segurança estipulado pela equipe de TI do órgão. Sem comprometer o desempenho da rede, já que milhares de acessos simultâneos podem acontecer em momentos de pico, o SpectraGuard identifica cada equipamento móvel presente no seu perímetro, sejam ele um dispositivo autorizado, visitante ou externo.

Com isto, é possível a detecção e bloqueio automático de qualquer dispositivo que demonstre ameaça de intrusão, bloqueando de forma proativa smartphones ou tablets que contenham ameaças à integridade dos dados ou do próprio sistema.

A solução SpectraGuard dispõe de inteligência para garantir a conformidade dos serviços de acesso às normas de segurança do FNDE e com as normas internacionais nessa área.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor