IPO do Alibaba pode alcançar valor recorde

HOMENegócios

A oferta pública inicial de ações do chinês Alibaba, site que responde por 80% do gigantesco e-commerce chinês, pode entrar para a história como o maior IPO já feito. Prevista para entrar na Bolsa de Nova York nas próximas semanas, a oferta, segundo o Wall Street Journal, é tão esperada que está em discussão o

A oferta pública inicial de ações do chinês Alibaba, site que responde por 80% do gigantesco e-commerce chinês, pode entrar para a história como o maior IPO já feito.

Alibaba

Prevista para entrar na Bolsa de Nova York nas próximas semanas, a oferta, segundo o Wall Street Journal, é tão esperada que está em discussão o aumento do número de ações para o IPO, o que seria vital para a empresa arrecadar fundos para expandir seus negócios para além da China.

O Alibaba está em um ponto em que, depois do extremo crescimento que teve, vai precisar de capital para fazer um outro impulso mais a frente”, afirmou Paul Boyd, da ClearPath Capital Partners, consultoria de investimentos para executivos de tecnologia, referindo-se aos resultados financeiros da empresa no primeiro trimestre, quando apresentou recorde de receita e lucro.

O Alibaba tem receitas de vendas e lucro líquido maiores do que a Amazon e o eBay juntos. Em seu mais recente balanço financeiro, a companhia registrou crescimento de 66% nas vendas no último trimestre de 2013 em relação ao ano anterior, atingindo US$ 3 bilhões.

Ainda não está claro se o fundador do Alibaba, Jack Ma, vai vender parte de sua participação no IPO. Ele e um pequeno grupo de outros fundadores, executivos e empregados de longa data da empresa pretende manter algum controle da empresa, independentemente da sua participação econômica, mantendo o poder de nomear a maioria do Conselho de Administração da companhia, segundo disseram fontes próximas ao Alibaba.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor