Espionagem da NSA está mudando hábitos dos usuários

E-commercee-MarketingHOMESegurança

Pesquisa encomendada pela empresa de segurança ESET aponta que os norte-americanos estão mais receosos de usar serviços online como e-banking, e-mails e até comércio eletrônico. O estudo, realizado pela Harris Interactive, ouviu 2 mil adultos nos EUA, e mapeou seus hábitos digitais após as denúncias contra a agência governamental de segurança. 47% dos entrevistados afirmaram

Pesquisa encomendada pela empresa de segurança ESET aponta que os norte-americanos estão mais receosos de usar serviços online como e-banking, e-mails e até comércio eletrônico.

espionagem

O estudo, realizado pela Harris Interactive, ouviu 2 mil adultos nos EUA, e mapeou seus hábitos digitais após as denúncias contra a agência governamental de segurança.

47% dos entrevistados afirmaram que tomam cuidado extra ao utilizar serviços digitais. O mais preocupante é que a espionagem teve impacto direto nos hábitos de consumo: 26% reduziram as compras online, com um aumento significativo da preocupação nos consumidores mais jovens, normalmente mais abertos ao comércio eletrônico.

Mais de 25% do público ouvido declarou ter reduzido o acesso online a serviços bancários, enquanto 24% admitiu estar menos inclinado a utilizar o correio eletrônico.

Stephen Cobb, analista da ESET, afirmou em comunicado no blog da companhia de segurança que as empresas de internet estão em risco tanto nos EUA quanto no exterior por causa de espionagem do governo. “Essa é uma tendência muito preocupante para a economia online, pois pode afetar diretamente empresas que dependem ou usam largamente a internet para fazer negócios com o consumidor final”, declarou.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor