Qualcomm apresenta tecnologia Wi-Fi de múltiplos streams

ComponentesEscritórioHOME

A Qualcomm Atheros anunciou o lançamento das soluções VIVE 4-stream 802.11ac com MIMO (MU-MIMO), voltadas para melhorar o desempenho de dispositivos W-Fi de uso doméstico, profissional e de hotspots públicos. A solução é apresentada em chips de baixo consumo, que utilizam algoritmos avançados de transmissão para suportar vários canais ao mesmo tempo na rede sem fio.

A Qualcomm Atheros anunciou o lançamento das soluções VIVE 4-stream 802.11ac com MIMO (MU-MIMO), voltadas para melhorar o desempenho de dispositivos W-Fi de uso doméstico, profissional e de hotspots públicos.

qualcomm

A solução é apresentada em chips de baixo consumo, que utilizam algoritmos avançados de transmissão para suportar vários canais ao mesmo tempo na rede sem fio. Segundo a Qualcomm, é possível entregar de duas a três vezes mais capacidade de rede e para mais de um aparelho simultaneamente.

A tecnologia, que está em desenvolvimento há sete anos, depende que tanto os roteadores quanto os aparelhos que acessam Wi-Fi tenham os mesmos protocolos de transmissão. Atualmente, os chips Snapdragon 805 e 801 contam com suporte a MU-MIMO.

As soluções QCA9980 e QCA9982 para roteadores e gateways e as QCA9990 e QCA9992 para pontos de acesso corporativos deverão ser lançadas no segundo trimestre de 2014. Já a solução MU-MIMO para dispositivos móveis, eletrodomésticos e carros já está incorporada nos últimos chipsets da Qualcomm, como o QCA6174 para tablets e smartphones, que combina dois streams 802.11ac com Bluetooth 4.1 para alcançar throughput de mais de 600 Mbps.

A vantagem de utilizar protocolos de múltiplos streams é a possibilidade de transmissão de conteúdos pesados, como vídeos, com melhor desempenho. Com uma ou duas “estradas” a mais para trafegar dados, os dispositivos conseguem manter um fluxo constante de alto bitrate sem comprometer a conectividade de outros serviços online.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor