Samsung lança solução corporativa de segurança móvel

HOMEMobilidadeSegurança

A Samsung disponibilizou para o Brasil a solução Knox de segurança. Rodando sobre Android, o Knox divide o sistema operacional em dois ambientes distintos, um para o trabalho e outro para a vida pessoal. Assim, os departamentos de TI podem ter controle total sobre o conteúdo corporativo preservando a privacidade do usuário. De acordo com

A Samsung disponibilizou para o Brasil a solução Knox de segurança. Rodando sobre Android, o Knox divide o sistema operacional em dois ambientes distintos, um para o trabalho e outro para a vida pessoal. Assim, os departamentos de TI podem ter controle total sobre o conteúdo corporativo preservando a privacidade do usuário.

samsung knox

De acordo com Roberto Soboll, diretor de produtos mobile da Samsung Brasil, o Knox foi desenvolvido do zero, implementando melhorias de segurança ao kernel do Android. O resultado é a compartimentação das informações da empresa, que  ficam isoladas e seguras de acordo com sua política de uso.

“A solução isola aplicativos e dados da plataforma empresa. Esta separação é criptografada com o algoritmo Advanced Encryption Standard (AES), enquanto a integridade do sistema é garantida pelo Boot Seguro e por tecnologia exclusiva Samsung baseada em Trustzone. Trata-se, portanto, de uma solução completa, desde o hardware até a camada de aplicações, que protege dados empresariais e aplicativos do vazamento de dados, vírus e ataques de malware. É como se o usuário fosse uma dupla persona. Ele isola e pessoa física da jurídica, com privacidade em ambos os lados”, explica Soboll.

“Se o usuário do smartphone tirar uma foto de interesse da empresa, ele só poderá compartilhar seguindo as regras da empresa. Essa foto fica isolada no “container” e não é exibida na área pessoal”, exemplifica o executivo.

Além de ser leve e compatível com estruturas corporativas comuns, tais como MDM (gerenciamento de dispositivos móveis), VPN (rede privada virtual) e Active Diretory, o Knox pode ser acessado facilmente por um ícone localizado na tela inicial. Dentro do ambiente seguro, está disponível para o usuário grande variedade de aplicações corporativas, incluindo e-mail, navegador web, contatos, calendários, ferramentas colaborativas, CRM e aplicativos de business intelligence.

A Samsung criou uma loja especializada de apps, com mais de 100 programas, que clientes e parceiros de MDM poderão baixar para configurar suas necessidades de uso empresarial. Ela disponibiliza também para o gestor de TI um sistema de gerenciamento com mais de 500 políticas de segurança pré-estabelecidas, para administrar uma base de dispositivos móveis de outros fabricantes ou mesmo incluir novas regras de uso.

A ideia é oferecer a solução Knox também para as linhas anteriores de smartphones, como Galaxy S4 e S3. O Knox chega ao Brasil através das operadoras de telefonia e prestadores de serviços MDM.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor