Telebras reforça conectividade para a Copa

HOMESegurança

A Telebras começou a articular com algumas operadoras de telecomunicações a contratação de links de alta capacidade em algumas cidades-sede da Copa. Originalmente, pensava-se que a Telebras teria infraestrutura própria ou já contratada para atender aos seus compromissos como provedora dos serviços de telecom para o evento esportivo. Segundo reportado pela Teletime, o objetivo seria

A Telebras começou a articular com algumas operadoras de telecomunicações a contratação de links de alta capacidade em algumas cidades-sede da Copa. Originalmente, pensava-se que a Telebras teria infraestrutura própria ou já contratada para atender aos seus compromissos como provedora dos serviços de telecom para o evento esportivo.

copa torcida

Segundo reportado pela Teletime, o objetivo seria garantir uma terceira rota de conexão em caso de interrupção do seu anel próprio de dupla abordagem que atende os estádios.

Durante a Copa das Confederações, a rede da estatal foi comprometida em Recife, derrubando a conectividade da arena. Com uma rota alternativa, mesmo que haja um ataque hacker de larga escala, a empresa teria um plano de contingência.

Por esse motivo, a contratação está sendo tratada em sigilo. Não se sabe, por exemplo, quais cidades terão essa terceira via e nem a sua rota. Apenas o Exército terá a informação da localização da rede da empresa.

A rede da Telebras é de suma importância para a realização da Copa. É através dela que as redes de TV do mundo inteiro receberão as imagens dos jogos.

Como a Copa é um evento global, grupos hacker podem querer usar a visibilidade para prejudicar o evento. Com uma rota extra de dados, a Telebras teria tempo hábil de mitigar possíveis ataques sem interrupção do serviço.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor