Microsoft faz investida agressiva no mercado mobile

HOMEMobilidade

Depois de anunciar o Office para iPad, o primeiro grande movimento da gestão de Satya Nadella, a Microsoft mostrou sua resposta aos assistentes digitais Siri e Google Now, além de revelar o plano de distribuir gratuitamente o sistema Windows para tablets e smartphones. Os anúncios foram feitos durante a conferência anual de desenvolvedores em San

Depois de anunciar o Office para iPad, o primeiro grande movimento da gestão de Satya Nadella, a Microsoft mostrou sua resposta aos assistentes digitais Siri e Google Now, além de revelar o plano de distribuir gratuitamente o sistema Windows para tablets e smartphones.

satya-nadella

Os anúncios foram feitos durante a conferência anual de desenvolvedores em San Francisco, que tradicionalmente é palco das maiores inovações da empresa.

A assistente controlada por voz da Microsoft chama-se Cortana, homenagem à personagem dos games da série “Halo”. Nos jogos, Cortana é uma inteligência artificial consciente, que tem reações humanas.

A assistente pessoal de voz da empresa, que usa a base de dados do Bing, será lançada em novos Windows Phones entre o fim de abril e o início de maio.

A grande diferença de Cortana em relação aos concorrentes é a capacidade de interagir e operar diretamente com outros apps, mesmo aqueles que não são nativos do Windows Phone.

O outro grande anúncio foi a isenção da taxa de licenciamento do Windows para smartphones e dispositivos com telas de até 9 polegadas. Esse é um ataque direto à política de licenças do Google, que colocou o Android no topo do mercado justamente por permitir o uso grátis pelos fabricantes.

Terry Myerson, líder da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, também afirmou que versões especiais do Windows serão oferecidas gratuitamente para aplicações em pequenos dispositivos que operam dentro do conceito da Internet das Coisas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor