Celulares poderão pagar transporte público em São Paulo

HOMEMobilidadeSoftware

O Bilhete Único, cartão eletrônico usado para pagar as tarifas de ônibus e metrô na área metropolitana de São Paulo, poderá ser em breve utilizado como aplicação embutida em celulares. A informação foi dada pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, que espera que aparelhos celulares possam ser utilizados para pagamentos das tarifas de ônibus, metrô

O Bilhete Único, cartão eletrônico usado para pagar as tarifas de ônibus e metrô na área metropolitana de São Paulo, poderá ser em breve utilizado como aplicação embutida em celulares.

bilhete unico

A informação foi dada pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, que espera que aparelhos celulares possam ser utilizados para pagamentos das tarifas de ônibus, metrô e trem de São Paulo até 2015. A única barreira seria a atualização tecnológica do sistema.

A Prefeitura está em negociações com operadoras e fabricantes para viabilizar o dispositivo, que depende de um chip especial que fará a comunicação sem fios com o sistema, sem a necessidade da tecnologia estar embarcada desde a fabricação dos aparelhos. Assim, mesmo celulares mais simples poderiam ter a funcionalidade.

Na Ásia, é comum o pagamento por celulares. Mesmo antes da popularização das tecnologias RFiD e NFC, era possível o pagamento online das tarifas de ônibus, trem, metrô e até aéreas com o aparelho, que exibe o código validador como um código QR na tela.

Utilizado nos ônibus desde 2004, o Bilhete Único é um cartão pré-pago que funciona utilizando um protocolo seguro de RFiD. Ele foi integrado ao sistema de trens e metrôs de São Paulo em 2006 e praticamente substituiu a necessidade do pagamento com dinheiro. O Bilhete Único também é utilizado por empregadores como vale-transporte para sua força de trabalho.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor