China proíbe Windows 8 em redes do governo

Software

A China baniu a utilização do mais recente sistema operativo da Microsoft, Windows 8, em computadores governamentais, traduzindo-se num impacto significativo para a tecnológica que tem vindo a sofrer sucessivas quebras nas vendas no país. O governo chinês decretou como proibido o uso do Windows 8 nas suas unidades computacionais, alegando que o banimento entrava

A China baniu a utilização do mais recente sistema operativo da Microsoft, Windows 8, em computadores governamentais, traduzindo-se num impacto significativo para a tecnológica que tem vindo a sofrer sucessivas quebras nas vendas no país.

windows-8

O governo chinês decretou como proibido o uso do Windows 8 nas suas unidades computacionais, alegando que o banimento entrava em consonância com uma notificação emitida na semana passada relativamente à adoção de produtos energeticamente mais económicos. Contudo, não foi avançada qualquer explicação acerca de como a proibição promoverá a adoção de tais produtos.

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua asseverou que essa medida intenta assegurar a segurança informática das redes governamentais, depois de a Microsoft ter no mês passado terminado o apoio ao sistema operativo Windows XP, amplamente utilizado na China.

Nem o governo nem a Xinhua especificaram de que forma é que a erradicação do Windows 8 das infraestruturas informáticas governamentais promovem quer a segurança quer a adoção de produtos energeticamente rentáveis.

Esta decisão aparenta ser nada mais do que uma jogada estratégica para expurgar a dominante presença norte-americana dos assuntos governamentais da China, numa altura em que se testemunha uma crescente tensão entre ambos os países, originada por acusações mútuas de ciberespionagem e falta de transparência.

O mercado chinês fora sempre uma dos mais conturbados para a Microsoft, tendo o antigo diretor executivo Steve Ballmer dito em 2011 que as receitas provenientes da China estavam constantemente a diminuir, devido a práticas de pirataria de software.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor