Gestão de e-Docs poupa recursos e otimiza rotina de empresas

NegóciosSoftware

Com a adoção crescente dos documentos fiscais eletrônicos, que  substituem as antigas notas fiscais em papel, muitas empresas tradicionais tem tido que repensar seus métodos de trabalho. Mas passado o primeiro impacto, a vantagem da eliminação do papel é crescente. E a tendência é irrefreável. A cada ano surgem novas obrigatoriedades impostas pelo governo e

Com a adoção crescente dos documentos fiscais eletrônicos, que  substituem as antigas notas fiscais em papel, muitas empresas tradicionais tem tido que repensar seus métodos de trabalho. Mas passado o primeiro impacto, a vantagem da eliminação do papel é crescente.

notafiscal eletrônica

E a tendência é irrefreável. A cada ano surgem novas obrigatoriedades impostas pelo governo e as companhias precisam se adaptar para enquadrar-se na lei.

A Inventti atua com força neste segmento de gestão de e-Docs com uma lista de mais de oito mil clientes pelo Brasil. A empresa catarinense disponibiliza soluções variadas para Nota Fiscal eletrônica, documentos da área de transporte e agora, mais recentemente, entrou também no varejo, com a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica. Com todos estes produtos e áreas envolvidas, há diversos exemplos de clientes que já contabilizam as vantagens da gestão dos e-Docs em seus negócios.

O Grupo DASS, que atua em soluções industriais, tendo Nike, Adidas e Converse como parceiros, além de produzir e representar marcas mundiais como Fila e Umbro, utiliza desde 2010 o sistema de emissão e gestão de NF-e da Inventti, o NFePACK além de utilizar também  em menor escala o CTePACK para Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e). “Usamos esses recursos para fazer diversos controles internos, como acompanhamento de chegada de matéria prima: a partir da emissão da fatura pelo fornecedor a unidade de recebimento já consegue saber quais materiais estão sendo enviados e a previsão de chegada. Com isso, eliminamos o uso de arquivos EDI’s (troca eletrônica de dados) que tínhamos com fornecedores”, explica o gerente corporativo de TI da DASS, Linos Kasper.

O diretor executivo da Acom Sistemas, Carlos Drechmer, empresa de curitiba parceria da Inventti há cinco anos, também aponta os benefícios dos e-Docs. “O registro de entrada via software, faz com que os erros de digitação  e, consequentemente, erros nos estoques e custos caia praticamente a zero. Além disso, erros de emissão de notas, antes eram muito comuns e geravam passivos tributários enormes nas empresas: atualmente no modelo eletrônico os erros são apontados no momento da emissão das notas, trazendo para os empresários maior segurança na prestação de contas junto ao FISCO”, afirma Drechmer.

O diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, salienta que a evolução não termina por aí. “Estamos iniciando agora uma nova fase que é o modelo eletrônico voltado ao varejo, onde as pessoas físicas passarão a conviver com os documentos eletrônicos em mercados, farmácias, lojas de vestuário e restaurantes, tornando o documento fiscal eletrônico algo comum em todas as operações comerciais. Com isso, o universo de possibilidades que se abre é enorme”, finaliza o diretor.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor