Globo fará transmissão experimental em 4K na Copa

HOMEOperadorasRedes

A Globo trabalhará em parceria com Sony e FIFA para transmitir três jogos da Copa, com destaque para a final, em ultra-alta definição, o chamado padrão 4K. A iniciativa é vista como um experimento, que mostrará como serão as transmissões no futuro. A Sony e a FIFA testaram o formato 4K no ano passado durante

A Globo trabalhará em parceria com Sony e FIFA para transmitir três jogos da Copa, com destaque para a final, em ultra-alta definição, o chamado padrão 4K. A iniciativa é vista como um experimento, que mostrará como serão as transmissões no futuro.

4k

A Sony e a FIFA testaram o formato 4K no ano passado durante a Copa das Confederações, com transmissões a portas fechadas de jogos seletos com acesso exclusivo por convite. O formato também foi usado em  poucos países, incluindo a Coreia do Sul, para eventos não televisados ao vivo.

O formato ainda está longe de ser popular, pois o espectro e as regulamentações ainda não foram estabelecidos. Os jogos serão exibidos em telas de 65 polegadas instaladas no bairro carioca do Jardim Botânico.

A popularização do 4K envolve vários desafios. Além do preço (um televisor compatível com a tecnologia custa a partir de R$ 6.600), a resolução quatro vezes maior exige uma transferência de dados muito mais robusta que a necessária para as transmissões em alta definição.

A falta de conteúdo adequado ao formato também é problemático. Hoje, é extremamente difícil encontrar filmes e programas em 4K. Como ainda não existem mídias físicas (discos Blu-Ray) com o formato disponíveis para o público, a única solução é a distribuição digital. O problema é o tamanho dos vídeos: cerca de 12 GB por filme, o que pode levar muito tempo para download, mesmo com conexões rápidas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor