Governo sofre ataque hacker e derruba sistemas preventivamente

HOMESegurança

O sistema de e-mails e de leitura de documentos do Ministério das Relações Exteriores e dos postos diplomáticos no exterior ficou fora do ar para manutenção geral, por causa de sucessivos ataques que vêm acontecendo desde a semana passada. Segundo o Itamaraty, inicialmente pensava-se que o sistema atacado fora o Intradocs, intranet que concentra todas

O sistema de e-mails e de leitura de documentos do Ministério das Relações Exteriores e dos postos diplomáticos no exterior ficou fora do ar para manutenção geral, por causa de sucessivos ataques que vêm acontecendo desde a semana passada.

brasil codigo

Segundo o Itamaraty, inicialmente pensava-se que o sistema atacado fora o Intradocs, intranet que concentra todas as comunicações diplomáticas, como telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático. Após investigação, descobriu-se que a invasão foi limitada aos e-mails presentes nos servidores.

O governo salientou que os cibercriminosos não conseguiram invadir o sistema pelo qual transitam documentos internos. Segundo o ministério não houve violação do sistema em si, nem o vazamento de documentos sigilosos, apenas de conteúdos do Intradocs anexados a e-mails.

A estratégia hacker escolhida pelos invasores foi o phishing, ataques que têm o propósito de desvio de dados pessoais. Usualmente, essa prática consiste em mensagens com links maliciosos, que ao serem abertos, instalam no sistema cavalos-de-Troia, que recolhem informações sigilosas dos usuários, como senhas e números de documentos.

Os atacantes ainda não foram identificados. Nenhum grupo hacker assumiu a responsabilidade pela invasão. Foi aberta investigação pelo Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de informações do governo, e pela Polícia Federal.

Vale ressaltar que esse tipo de ação contra governos é considerada uma proeza pelos grupos hackers, que usualmente se apressam em divulgar a responsabilidade pelo ocorrido. Como ainda não houve nenhuma manifestação, provavelmente trata-se de uma ação de indivíduos isolados, ou em uma perspectiva mais sombria, ação de outros governos ou de grupos com intenções políticas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor