Huawei firma parceria com CPqD para desenvolver 4G

4GHOMEMobilidadeOperadorasProjetosRedesSetor Público

A chinesa Huawei e o CPqD anunciaram uma parceria de desenvolvimento e inovação do 4G no Brasil. A empresa de telecom declarou compromisso com a inovação no Brasil e quer mostrar capacidade de inovação em LTE. O objetivo da parceria é desenvolver softwares inovadores, baseados na plataforma de serviços da Huawei, para uso em redes

A chinesa Huawei e o CPqD anunciaram uma parceria de desenvolvimento e inovação do 4G no Brasil. A empresa de telecom declarou compromisso com a inovação no Brasil e quer mostrar capacidade de inovação em LTE.

US-IT-COMPUTER-TELECOM-INTERNET-ELECTRONICS-CES

O objetivo da parceria é desenvolver softwares inovadores, baseados na plataforma de serviços da Huawei, para uso em redes LTE (4G), que deverão beneficiar a indústria nacional de telecomunicações, como também os consumidores brasileiros.

Será criado um laboratório no CPqD em Campinas, São Paulo, que abrigará duas equipes de profissionais nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.

A nova estrutura inclui uma equipe de engenheiros dedicada à inovação em BSS, com objetivo de integrar a tecnologia de tarifação da Huawei aos complexos aspectos regulatórios brasileiros. A Huawei também pretende desenvolver sua solução de cobrança para que as operadoras possam melhor se relacionar com os seus clientes.

Além disso, haverá profissionais focados no desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais móveis Android, iOS e Windows Phone, que apoiarão testes referentes à melhoria do relacionamento entre consumidores e operadoras, como a criação de canais de atendimento e de soluções para comunicações unificadas.

“Estamos entusiasmados em ampliar nossos investimentos em atividades de pesquisa e fomento à inovação em comunicações e, assim, colaborar com a melhoria da vida das pessoas. A Huawei é líder em LTE e essa parceria com o CPqD nos deixa muito confiantes de que manteremos a dianteira na inovação dessa tecnologia por muitos anos”, afirma Vinicius Dalben, Vice-Presidente de Vendas da Huawei do Brasil.

A Huawei conta com uma ampla rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, que reúne cerca de 70 mil profissionais, comprometidos em gerar inovação em produtos e soluções de TIC. Em 2013, a companhia investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente. O Brasil atraiu parte dos investimentos, por ser um mercado considerado prioritário para a estratégia da empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor