Kaspersky Lab lança solução de segurança para virtualização

CloudHOMERedesSegurançaVirtualização

A Kaspersky Lab anunciou para o Brasil o Kaspersky Security for Virtualization – Light Agent, uma nova solução de segurança para virtualização, que oferece proteção avançada para as plataformas de virtualização VMware, Citrix e Microsoft. A nova oferta complementa a solução líder de segurança para virtualização sem agentes da Kaspersky Lab para usuários do VMware

A Kaspersky Lab anunciou para o Brasil o Kaspersky Security for Virtualization – Light Agent, uma nova solução de segurança para virtualização, que oferece proteção avançada para as plataformas de virtualização VMware, Citrix e Microsoft. A nova oferta complementa a solução líder de segurança para virtualização sem agentes da Kaspersky Lab para usuários do VMware vSphere, que continuará disponível como Kaspersky Security for Virtualization – Agentless.

Kaspersky f1

A nova tecnologia de light agent é a primeira solução de segurança da Kaspersky Lab especificamente otimizada para clientes do Microsoft Hyper-V e do Citrix XenServer, oferecendo aos usuários da VMware uma opção de proteção sem agentes ou com light agent. Os benefícios da solução da Kaspersky Lab em termos de proteção e desempenho oferecem o “melhor dos dois mundos” em relação aos modelos existentes de segurança para virtualização sem agentes e baseada em agentes.

“Motivados pela pesquisa dos nossos especialistas em segurança, assumimos a tarefa de informar as empresas sobre os riscos de segurança da virtualização e oferecer opções para proteger suas redes”, declarou Nikita Shvetsov, diretor de tecnologia interino da Kaspersky Lab. “Não existe uma solução ‘universal’ para as redes; assim, com uma combinação de opções de segurança para virtualização para as três maiores plataformas virtuais do mundo, a Kaspersky Lab garante que nossos clientes estejam protegidos e, ao mesmo tempo, obtenham o máximo retorno de seu investimento na virtualização.”

Atualmente, a maioria das empresas precisa optar por uma abordagem de segurança para a virtualização, abrindo mão do desempenho ou da proteção. Os modelos de segurança sem agentes oferecem vantagens de desempenho, realizando todas as tarefas de segurança fora da máquina virtual, em um dispositivo virtual dedicado. Porém, isso limita a capacidade do software de executar tarefas avançadas de gerenciamento da segurança e de proteção de rede nos endpoints virtuais. Por outro lado, a proteção “baseada em agentes” (que instala soluções de segurança “normais” em cada máquina virtual (VM)) desperdiça recursos de computação – o principal objetivo da virtualização é eliminar esse desperdício – e pode reduzir a taxa de consolidação das máquinas virtuais e o retorno total sobre o investimento dos projetos de virtualização.

Problemas como os “períodos de latência” podem gerar problemas graves na abordagem baseada em agentes. Período de latência é o intervalo de tempo entre a criação da máquina virtual e o download da atualização de segurança mais recente em todas as máquinas virtuais. Enquanto essas atualizações não são processadas, a máquina virtual fica vulnerável.

Com o novo modelo de light agent da Kaspersky Lab, quase todo o processamento de segurança que consome muitos recursos é executado por um dispositivo virtual dedicado em nível de hipervisor. Com o direcionamento dos arquivos e do tráfego de rede virtualizado através desse dispositivo atualizado, as VMs ficam totalmente protegidas com as últimas atualizações de segurança assim que são criadas. A necessidade de transferir pela rede cópias redundantes dos bancos de dados antimalware para cada VM também é eliminada. A verificação inteligente da Kaspersky Lab garante que o mesmo arquivo não seja verificado várias vezes, liberando mais recursos do sistema. São fornecidos todos os recursos de segurança encontrados na solução sem agentes da Kaspersky Lab, incluindo a análise heurística de arquivos e a inteligência assistida em nuvem via Kaspersky Security Network para obter informações em tempo real sobre ameaças emergentes e aplicativos maliciosos.

O Kaspersky Security for Virtualization – Light Agent inclui um pequeno agente de software em cada máquina virtual, muito diferente do software que consome recursos encontrado no modelo baseado em agentes tradicionais. Esse pequeno agente fornece ótimas funcionalidades de segurança, permitindo que o Kaspersky Security for Virtualization | Light Agent utilize toda experiência em segurança da Kaspersky Lab para a proteção de redes virtuais. Além disso, ele pode ser implementado sem qualquer reinicialização.

A Kaspersky Lab continuará oferecendo o Kaspersky Security for Virtualization – Agentless (atualmente disponível somente para ambientes VMware) como uma solução eficaz para centrais de dados ou ambientes de servidor que não acessam a Internet, além de situações em que a uniformidade das taxas de consolidação altas e a proteção automática de todas as novas VMs são fundamentais.

Com o console de administração do Kaspersky Security Center, o Kaspersky Security for Virtualization (nas opções Agentless e Light Agent) é gerenciado na mesma tela que as soluções de segurança da Kaspersky Lab para computadores físicos. Assim, os gerentes de TI têm uma visão completa da rede física e virtual para gerenciar os desafios de segurança e executar tarefas de administração diárias, sem a necessidade de alternar entre várias interfaces.

A Kaspersky Lab oferece uma licença unificada para seus produtos de segurança para virtualização, de forma que as empresas que compram uma licença do Kaspersky Security for Virtualization têm acesso ao Kaspersky Security for Virtualization – Agentless e ao Kaspersky Security for Virtualization – Light Agent. As opções flexíveis de licenciamento possibilitam a compra de licenças “por máquina virtual” – baseada na quantidade exata de licenças necessárias para servidores e desktops virtuais – ou “por núcleo” – baseada no número de núcleos de CPU existentes no hardware de virtualização do cliente – que oferece às empresas flexibilidade para expandir sua rede conforme necessário.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor