Mercado mundial de software cresceu 5,5%

Business IntelligenceCloudData StorageFornecedores de SoftwareProjetosServidoresSoftware

O mercado mundial de software cresceu 5,5% ‘year-over-year’ em 2013, totalizando 369 mil milhões de dólares, segundo dados do ‘Worldwide Semiannual Software Tracker’ da IDC. Este número supera os 4,3% de crescimento registados em 2012 e são reflexo da recuperação económica da zona Euro e do crescimento acima da média dos Estados Unidos. A IDC

O mercado mundial de software cresceu 5,5% ‘year-over-year’ em 2013, totalizando 369 mil milhões de dólares, segundo dados do ‘Worldwide Semiannual Software Tracker’ da IDC. Este número supera os 4,3% de crescimento registados em 2012 e são reflexo da recuperação económica da zona Euro e do crescimento acima da média dos Estados Unidos. A IDC prevê que este cenário moderadamente positivo se mantenha nos próximos anos.

software-e1383654038982

A análise da IDC ao mercado total do software engloba três segmentos principais: Aplicações; Desenvolvimento & Implementação de Aplicações; e Software para Sistemas de Infraestrutura. Os três segmentos cresceram entre 5,4% e 5,6%, o que significa que nenhum deles registou uma performance de destaque por si só. Apesar disso, dentro destes segmentos houve vários tipos específicos de software que obtiveram altas taxas de crescimento.

Entre os três segmentos primários, o de Desenvolvimento & Implementação de Aplicações, que foi responsável por quase 23% das receitas totais de software em 2013, foi o mercado com o crescimento mais rápido – com uma taxa de 5,6% ‘year-over-year’. O crescimento neste segmento foi fomentado pela performance das áreas de gestão de dados estruturados e acesso a dados e análise. As soluções de software de analítica avançada e de sistemas de gestão de bases de dados continuam fortes à medida que a adoção de soluções de Big Data e Analytics continua a crescer. Segundo o relatório da IDC, a Oracle continua a liderar o segmento de Desenvolvimento & Implementação de Aplicações, com uma quota de mercado de 21,5%, seguida por IBM, Microsoft, SAP e SAS. Entre estes fabricantes, destaque para a Microsoft e para a SAP que conquistaram as maiores percentagens de market share ‘year-over-year’.

No que diz respeito ao mercado de Aplicações, que é responsável por 50% das receitas totais de software, o crescimento anual foi de 5,5%. Dentro deste segmento, as aplicações colaborativas e as aplicações de conteúdo destacaram-se ao apresentarem taxas de crescimento superiores a 10%. A Microsoft liderou este mercado em 2013 com uma quota de 14,1% (subindo mais de 1% em relação ao ano anterior), sendo seguida pela SAP, Oracle, IBM e Intuit, sendo que os fabricantes que registaram os maiores crescimentos foram a Microsoft e a Intuit.

Por sua vez, o mercado de Software para Sistemas de Infraestruturas, responsável por 27% das receitas totais de software, cresceu 5,5%, sendo que o segmento de software de sistemas subiu mais de 8% ‘year-over-year’, muito graças ao lançamento do Windows 8 e à adoção dos softwares de máquinas virtuais e de sistemas cloud. Analisando os fabricantes, a Microsoft aumentou a sua liderança em Software para Sistemas de Infraestruturas em mais de 1,5%, ficando com um total de 29,3%. Atrás dela estão a IBM, a Symantec, a EMC e a VMWare.

Fazendo uma análise geográfica, a IDC constata que a América Latina e a América do Norte foram as regiões que mais cresceram em 2013, seguidas pela Europa Ocidental, que continua o caminho para a recuperação e conseguiu subir 6,6% em relação ao ano anterior.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor