Microsoft apresenta projeto Na Área

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A Microsoft hoje o primeiro passo de uma iniciativa global de mapeamento participativo das comunidades: o projeto Na Área. Esta será a primeira vez que as informações coletadas neste tipo de trabalho serão disponibilizadas em uma plataforma de busca de alcance mundial. O projeto foi apresentado no Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A Microsoft hoje o primeiro passo de uma iniciativa global de mapeamento participativo das comunidades: o projeto Na Área. Esta será a primeira vez que as informações coletadas neste tipo de trabalho serão disponibilizadas em uma plataforma de busca de alcance mundial. O projeto foi apresentado no Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

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O time do Bing baseado no Rio de Janeiro iniciou o projeto e irá desenvolver a infraestrutura necessária de mapeamento e consulta de informações. As lições aprendidas aqui deverão servir de modelo para reduzir as lacunas digitais em todo o mundo.

O IPP é parceiro da Microsoft neste trabalho e pretende expandir o mapeamento dos pontos de interesse a outras comunidades cariocas pacificadas. Por meio dos mapas e ferramentas criados pela Diretoria de Informações da Cidade (DIC) do IPP, os moradores poderão participar, contribuindo para a reunião de informações que vão deixar o trabalho cada vez mais completo. As imagens agrupadas nos mapas do IPP têm mais que o dobro da definição das imagens dos buscadores de localização mais populares da internet. A ferramenta desenvolvida pelo Instituto permite a participação dos moradores por meio de smartphones, tablets ou qualquer dispositivo equipado com GPS.

As informações serão disponibilizadas no Bing, o que possibilitará, por exemplo, recomendações personalizadas para consultas como “oficinas mecânicas no Vidigal” ou “restaurantes em Manguinhos”. Por ser uma ferramenta de pesquisa que localiza e organiza as respostas necessárias, o Bing possibilitará que o usuário encontre o que precisa de forma rápida, acessando o site do Bing a partir de qualquer aparelho conectado à Internet.

De maneira geral, hoje, de cada dez buscas realizadas em um dispositivo móvel, quatro são por mapas, estabelecimentos públicos ou pontos de comércio local e nos grandes centros urbanos, por exemplo, os pontos de interesse mais buscados são bancos, lojas de alimentos, restaurantes, bares e hotéis, além de farmácias e outros estabelecimentos comerciais e públicos.

Ao aparecer nos serviços de localização de informações online, os comerciantes locais poderão se beneficiar de uma plataforma digital para melhorar os ganhos dos seus negócios. O Bing pode ajudá-los a atrair novos clientes, pois ainda agrega informações de redes sociais especializadas, por meio de parcerias globais com FourSquare e TripAdvisor, e de mapas detalhados e sistemas de navegação em parceria com a Nokia HERE.

O projeto Na Área nasceu quando a equipe do Bing no Rio identificou a lacuna de informação sobre as comunidades nos mapas disponibilizados na Internet. Com o crescimento do uso de dispositivos móveis para acessar a web, os moradores desses locais não estão mais à margem do mundo digital.


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