Quase 27 milhões de contribuintes declararam IR em 2014

HOMESoftware

Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano. O número ficou levemente abaixo da estimativa da Receita Federal, que esperava receber mais de 27 milhões de formulários. No ano passado, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento. O prazo de entrega terminou às 23h59min59s dessa quarta-feira

Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano. O número ficou levemente abaixo da estimativa da Receita Federal, que esperava receber mais de 27 milhões de formulários. No ano passado, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

receita federal2

O prazo de entrega terminou às 23h59min59s dessa quarta-feira (30). Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido.

No último dia de entrega, o Fisco recebeu uma média de 300 mil declarações por hora. Neste ano, 27.508 contribuintes optaram por preencher e transmitir o formulário por meio de tablets e smartphones.

Apesar de aumentar em relação ao ano passado, o envio de declarações do Imposto de Renda por tablets e smartphones ficou abaixo da expectativa, admitiu o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Em 2013, foram 7,3 mil declarações registradas em dispositivos móveis.

Segundo o secretário, havia potencial para até 5 milhões de contribuintes enviarem a declaração por meio de aparelhos móveis. Ele disse que a Receita ainda estudará a aceitação da nova tecnologia, mas atribuiu a adesão abaixo do esperado a questões culturais. “Como se trata de uma novidade, essa evolução é mais lenta por questões culturais”, disse.

20 mil pessoas físicas com certificação digital baixaram o programa que permite o acesso à declaração preenchida com antecedência, bastando ao contribuinte apenas confirmar os dados. Ao todo, 1 milhão de contribuintes tinham direito a receber a declaração pré-preenchida neste ano.

De acordo com a Receita, todas as declarações estarão processadas até o próximo dia 16. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita ainda não tem previsão de quanto vai pagar em restituições neste ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor